Agência PARLASUL (20/04/2018). Desde ontem, quinta-feira (19), Parlamentares membros do Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL participam na missão internacional de acompanhamento do processo eleitoral, onde o Paraguai elegerá novas autoridades nacionais e departamentais.
Esta quinta-feira passada (19) deu-se inicio com um Ato de Abertura “Eleições Gerais e Departamentais 2018”, assim como várias apresentações sobre a temática eleitoral e um Fórum com expoentes nacionais sobre a “Situação Política do Paraguai”.
A agenda da sexta-feira e do dia sábado prevê que os Parlamentares se reúnam com autoridades nacionais e com os 10 candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República por cada um dos partidos e agrupações políticas.
No domingo (22) às 8 horas, iniciarão os recorridos de observação pelos diferentes locais de votação; logo após o encerramento e escrutínio das mesas receptoras de votos depois das 16 horas; e o translado ao Centro de Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP) a partir das 17 horas.
A delegação do PARLASUL está integrada pelos Parlamentares Ana María Corradi (Argentina), Mario Metazza (Argentina); Arlindo Chinaglia (Brasil); Benita Díaz (Bolívia), Eliana Berton (Bolívia); Juan José Olaizola (Uruguai), Sebastián Sabini (Uruguai); Luis Rondón (Venezuela), e também o Diretor do Observatório da Democracia, Alexandre Andreatta.
Em total, 17 partidos ou grupos políticos disputarão na presente eleição. Serão eleitos um Presidente, um Vice-Presidente, 45 Senadores (mais 30 suplentes), 80 Deputados (mais 80 suplentes), 17 Governadores, 17 juntas departamentais (Vereadores) e os 18 membros do Parlamento do MERCOSUL (mais 18 suplentes). O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral tem 4.260.816 eleitores habilitados para votar.
Para contatar a Missão de Observadores Eleitorais do Parlamento do MERCOSUL, pode se comunicar ao telefone +595 9916 62453.
Acompanhe a cobertura especial das eleições legislativas de Paraguai pelas redes sociais do PARLASUL: