Agência PARLASUL (18/04/2018). No próximo 22 de abril, a República do Paraguai elegerá novas autoridades nacionais, departamentais e para o Parlamento do MERCOSUL.
Mais de quatro milhões de cidadãos estão habilitados a votar na eleição presidencial para a qual foram credenciados 1.099 centros eleitorais de voto em todo o país.
Nesta oportunidade, serão eleitos Presidente, Vice-presidente, 45 Senadores (mais 30 suplentes), 80 Deputados (mais 80 suplentes), 17 Governadores, 17 juntas departamentais (Conselhos) e os 18 membros do Parlamento do MERCOSUL (mais 18 suplentes). Ao todo, 17 partidos ou grupos políticos participarão do pleito eleitoral.
Autoridades do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) do Paraguai destacaram o trabalho realizado para cumprir o calendário eleitoral, que começou em tempo hábil. Também foi relatado que o processo eleitoral está organizado e se espera o seu normal desenvolvimento.
Por outro lado, as eleições terão o apoio de quatro Missões Eleitorais a nível internacional. A União Europeia, a Organização dos Estados Americanos (OEA), presidida pela ex-presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, bem como especialistas internacionais em matéria eleitoral que integrarão a Missão de Observação da União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE).
Parlamentares membros do Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL também participarão da missão internacional que acompanha o processo eleitoral na República do Paraguai.
Para mais informações, visite o site do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral.
Acompanhe a cobertura especial das eleições legislativas no Paraguai pelas redes sociais do PARLASUL:
https://www.facebook.com/Parlamento.del.Mercosur/
Infografia do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai.