Agência PARLASUL (17/04/2018). Os Parlamentares argentinos Alberto Asseff, Osvaldo Mercuri e Humberto Benedetto apresentaram o Projeto de Recomendação sobre a incorporação “urgente” nas políticas do MERCOSUL a temática da Mudança Climática, Projeto será debatido na próxima LIV Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL, a se realizar na sexta-feira dia 27 de abril.
Segundo os Parlamentares, o Projeto foi apresentado por solicitude dos integrantes da Comissão da Mudança Climática do Conselho Consultivo da Sociedade Civil da Chancelaria Argentina dirigida por Daniel Carmona e Susana Darín, que solicitaram a apresentação da referida iniciativa sobre este tema.
Um fundamento importante, é a oportunidade de avançar na cooperação regional, nos enfoques e compromissos comuns, e assim atenuar os efeitos negativos do aquecimento global e incluso estabelecer metas, como as acordadas nas Contribuições Nacionais Determinadas (INDC, por suas siglas em inglês), pontos chave do Acordo Climático de Paris.
Por isso é que as ações para combater a Mudança Climática podem se complementar e articular no âmbito natural do MERCOSUL. Os Parlamentares Asseff, Mercuri e Benedetto estão convencidos que a criação do Grupo Ad-hoc proposto permitiria, também, através das ações conjuntas e o estabelecimento de objetivos comuns, obter melhores resultados.
Também, entre as missões e objetivos mais importantes do Projeto, busca se definir estratagemas em matéria de adaptação e mitigação da Mudança Climática; promover a criação de Gabinetes Nacionais de Mudança Climática; e coordenar medidas para reduzir a vulnerabilidade frente às emergências e eventos climáticos extremos.
Com informações dos Parlamentares Alberto Asseff, Osvaldo Mercuri e Humberto Benedetto.
Aqui o Projeto de Recomendação.