Parlamentares Euro-Latino-americanos debatem sobre desigualdade social

Agência PARLASUL (06/04/2018). Na tarde desta quinta-feira (5), os Parlamentares da EuroLat que estiveram reunidos na Sede do Parlamento Latino-americano, no Panamá, deram continuidade aos trabalhos da Comissão de Assuntos Sociais, Jovens e Crianças, Intercâmbios Humanos, Educação e Cultura e da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Política Energética, Investigação, Inovação e Tecnologia.

Co-Presidida pela Parlamentar do MERCOSUL pela Argentina Julia Perié, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Política Energética, Investigação, Inovação e Tecnologia tratou de temas como o espaço comum de investigação UE-CELAC, a aplicação eficaz da agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a coesão territorial e políticas de coordenação transfronteiriça entre UE-América Latina, a água como um Direito Humano e, por fim, os direitos da natureza.

Já a Comissão de Assuntos Sociais teve como principal tema de debate a desigualdade nos países da América Latina e Caribe com intervenção a cargo de Humberto Ortiz Roca, de Cáritas do Perú e especialista de Cáritas nos países da América Latina e Caribe. Também esteve na agenda de trabalho a responsabilidade social corporativa, o desaparecimento forçado de menores e a cultura como promoção das relações entre a União Europeia os países da América Latina e Caribe.

Em entrevista com Agência PARLASUL, a respeito do "Relatório sobre a luta contra a desigualdade mediante as políticas de coesão social na UE e os países ALC", Javi Lopez, Co-presidente de Assuntos Sociais, afirma que "a desigualdade hoje forma parte do centro dos debates públicos da comunidade internacional, da academia econômica e dos debates nacionais. Não somente a pobreza e a justiça social, mas também uma distribuição da riqueza tão desigual".

O Parlamentar Europeu destaca também que "hoje a desigualdade não é somente um debate no âmbito ético, social, sobre justiça, como também no âmbito da estabilidade institucional e do crescimento econômico".

Em relação ao "Informe sobre o desaparecimento forçado de menores na UE e nos países ALC”, Rosa Cárdenas, Co-Presidenta da Comissão pelo Parlamento Andino, informou que "esteve presente a Diretora da UNICEF que falou de forma muito crua os números e todas as atrocidades que na América Latina e Europa está acontecendo com as crianças."

Em anexo a Agenda da Ordem do Dia.