Comissão de Assuntos Econômicos debate sobre pesca ilegal e plataformas digitais

Agência PARLASUL (06/04/2018). Em horas da manhã da quinta-feira 5 de abril se reuniu a Comissão Permanente de Assuntos Econômicos, Financeiros e Comerciais da EuroLat no Panamá, donde foram debatidos e aprovados projetos e informes sobre pesca ilegal, não declarada e não regulamentada; critérios para a entrega de ajuda oficial ao desenvolvimento a países de renda media; as plataformas digitais na economia moderna; e a governança da globalização.

A este respeito o Parlamentar do MERCOSUL Gustavo Penadés (Uruguai) assinalou que os pontos na agenda são “temas transcendentes para os interesses da Latino-América (…) o tema da pesca, como um fator econômico de desenvolvimento, a vulneração que fazem algumas frotas pesqueiras da China em nosso mar territorial, o dano que isso ocasiona às economias e também ao meio-ambiente.”

O Parlamentar uruguaio expressou que os Europarlamentares manifestaram sua preocupação, por aquilo que coincidiram na coordenação de trabalhos para “intentar preservar as comunidades autotonas de pesca artesanal e menos industriais para lhes preservar”, já que são microeconomias que tem um importante desenvolvimento em várias regiões.

Por sua parte, o Parlamentar do MERCOSUR Alejandro Karlen (Argentina) advertiu o discutido sobre as plataformas digitais na economia moderna, “temos abordado a problemática que existe hoje com todas as tecnologias digitais, o tema do comercio eletrônico, a regulação dessa problemática que existe no mundo”. O Parlamentar solicitou à Comissão a incorporação do tratamento preferencial do óleo de soja e medicamentos no próximo Acordo de UE-MERCOSUR.

Também durante a jornada se realizou uma apresentação, sobre a incorporação de uma delegação da EuroLat na próxima reunião do G20 em final de ano na Argentina. Já que “se incorpora o ponto da preservação do trabalho, e de como começamos a entender que a geração de empregos não está vinculada aos jovens senão aos adultos que perdem seus empregos” indicou o Parlamentar Penades.

Em anexo a Agenda da Ordem do Dia.