EuroLat realiza Sessão de Abertura no Panamá

Agência PARLASUL (05/04/2018). No início da tarde de ontem (4), foi realizada a Sessão Solene de Abertura EuroLat. Yanibel Ábrego, Presidente da Assembleia Nacional do Panamá; Ramón Jáuregui Atondo, Presidente do componente europeu; Elías Castillo, Presidente do componente latino-americano e Presidente do Parlamento Latino-Americano; Rafael Pino Pinto, Governador da Província do Panamá; Humberto Peláez e Javier Fernández, Co-Secretários da EuroLat entre outras autoridades.

Ramón Jaurégui começou destacando alguns temas que serão tratados na EuroLat como a área comum de pesquisa e desenvolvimento, a responsabilidade social corporativa na UE e na América Latina e a luta contra a desigualdade.

Jaurégui seguiu seu discurso falando sobre a suspensão da Cúpula UE-LAC e a demora na realização do Acordo UE-América Latina, "a parceria estratégica entre a UE e América Latina, em grande parte, chegou a um impasse porque os Chefes de Estado e de Governo não se reuniram no ano passado", disse o político espanhol.

"A crise venezuelana não é apenas uma crise democrática, é uma crise humanitária do mais alto nível. Quase 4 milhões de venezuelanos fugiram do país, eu não sei como o Presidente Maduro pode explicar isso", disse o deputado europeu.

Em relação à crise comercial entre os EUA e a China, Jaurégui disse que "o que está acontecendo é grave, tem uma dimensão geopolítica, em minha opinião, extraordinária, porque as guerras comerciais começam sendo comerciais e terminam de outra maneira". Continuou dizendo que as medidas protecionistas do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repercutem em favor de que UE e América Latina regulem a sua cooperação e "estabeleçam uma ordenação das suas relações comerciais no sentido de livre comércio."

Por sua parte, o Deputado panamenho Elias Castillo, disse que "os temas a serem discutidos nessa oportunidade são da maior importância para as relações birregionais e para o desenvolvimento de todos os países envolvidos".

EuroLat é uma Assembleia Parlamentar multilateral composta por 150 membros, 75 do Parlamento Europeu e 75 da componente latino-americano, incluindo PARLATINO (Parlamento Latino-Americano), do PARLANDINO (Parlamento Andino), PARLACEN (Parlamento Centro-Americano) e PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL), com a participação também dos Congressos do México e do Chile. A EuroLat adota e apresenta resoluções e recomendações a várias organizações, instituições e grupos ministeriais responsáveis pelo desenvolvimento da Associação Estratégica Birregional.

Acompanhe a cobertura diária da reunião realizada pela Agência PARLASUL.