Parlamentares euro-latino-americanas debatem no Fórum da Mulher e Sociedade Civil

Agência PARLASUL (04/04/2018). Durante este primeiro dia da EuroLat, se realizou a Mesa redonda do Fórum Euro-Latino-Americano da Mulher (reunião aberta a todos os membros EuroLat), onde a Parlamentar do MERCOSUL Mirtha Palacios, como Co-Presidenta pelo componente latino-americano detalhou a agenda tratada e destacou que se estudará para que este encontro passe a ser uma Comissão dentro da EuroLat por seu alcance e relevância.

Palacios destacou que a respeito dos temas de equidade de gênero, as vagas políticas para mulheres foram enfatizadas. A Parlamentar do MERCOSUL indicou que “é um tema preocupante que percebamos que na Europa e na América Latina cada vez mais as mulheres ocupam menos espaços que os colegas Parlamentares”.

Igualmente a Parlamentar do MERCOSUL Julia Perié expressou seu repúdio ao assassinato da vereadora brasileira Marielle Franco, solicitando junto a outras Parlamentares que este tema fosse ratificado pelo Fórum da Mulher.

Markelda Montenegro, Presidenta da Comissão Interamericana da Mulher comentou que “o Fórum das Mulheres da EuroLat tem que ser um espaço de intercâmbio de experiências e conhecimento (…) a autonomia política deve ser uma prioridade”.

Por sua parte Raquel Coello, de ONU Mulheres, exortou à apresentação de “programas e objetivos governamentais para abordar a igualdade de gênero e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), assim como um orçamento adequado”.

Também foi debatido as falências políticas e legais em todos os países sobre os feminicídios; violência intrafamiliar; inclusão política, a pouca participação das comunidades indígenas nos Parlamentos Nacionais.

Encontro EuroLat - Sociedade Civil

Durante a tarde, os Co-Vice-presidentes da EuroLat reuniram-se com o Comitê Econômico e Social Europeu e representantes da Sociedade Civil da América Latina (reunião aberta a todos os membros da EuroLat).

Os Parlamentares analisaram as Perspectivas da sociedade civil sobre as relações entre a América Latina e o Caribe com a União Europeia, com uma breve apresentação de Susana Daag, Secretária Executiva EU-LAT Network / Rede EU-LAT e Mario Soares, Presidente do Comitê de Acompanhamento para a América Latina (CESE).

Finalmente, debateu-se sobre a cooperação entre a UE e a América Latina no campo da justiça penal; e a participação da sociedade civil no acompanhamento das negociações e acordos comerciais, em particular o Acordo de Associação UE-MERCOSUL.