Plenário debate direito de voto da Venezuela no PARLASUL

Agência PARLASUL (12/03/2018). A LIII Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL foi realizada na segunda-feira, 12 de março no Edifício MERCOSUL em Montevidéu, no Uruguai e teve vários pontos importantes que marcaram a agenda.

Na parte da manhã, as Comissões Permanentes reuniram-se para aprovar as Propostas e Projetos pendentes de votação. Por sua vez, a Mesa Diretora se reuniu ontem (11) para discutir questões administrativas e de agenda política.

Uma vez iniciada a Sessão, os Parlamentares Eros Biondini e José Rocha tomaram posse pela República Federativa do Brasil.

Posteriormente, o plenário debateu o direito de voto dos Parlamentares da Delegação da Venezuela no PARLASUL, levando em consideração decisões anteriores desse Organismo e do próprio MERCOSUL.

Nesse sentido, as delegações expressaram sua opinião, concluindo na aprovação de uma moção apresentada pelo Parlamentar paraguaio Ricardo Canese, que adiou a discussão do tema para uma próxima sessão, com a presença dos Parlamentares venezuelanos e com prévia apreciação da Mesa Diretora, mantendo-se até o momento o direito de voz e de voto dos Parlamentares da República Bolivariana da Venezuela.

População civil em Síria

Finalmente, também se aprovou uma proposta da Parlamentar uruguaia Lilián Galán pela qual o Parlamento do MERCOSUL declara "sua plena solidariedade com as populações afetadas pelas agressões do exército turco e milícias jihadistas privadas", devido ao agravamento dos ataques contra a população civil no norte da Síria, principalmente curda na região de Afrin.

Em arquivo anexo segue Ordem do Dia da LIII SO

Veja o vídeo da LIII SESSÃO ORDINÁRIA

Acesse ao acervo fotográfico da jornada