Parlamento do MERCOSUL inicia suas atividades plenárias de 2018

Agência PARLASUL (08/03/2018). Nesta segunda-feira, 12 de março, a partir das 13 horas, o Parlamento do MERCOSUL se reunirá para a sua LIII (53ª) Sessão Ordinária que ocorrerá no Edifício MERCOSUL, em Montevidéu, no Uruguai.

Previamente a Sessão, na parte da manhã, as Comissões Permanentes se reunirão para continuar a discussão dos temas da agenda. Além disso, a Mesa Diretora do PARLASUL reunir-se-á no domingo, 11 de março, pela tarde, para adiantar questões administrativas pendentes.

Posteriormente, já com os trabalhos da LIII Sessão Ordinária iniciados, vários pontos importantes na Ordem do dia serão debatidos, entre os quais se encontra a aprovação do calendário de Sessões de 2018 e a nova composição das Comissões do Parlamento.

Entre os assuntos a serem abordados na Ordem do dia, se encontra a proposta da Parlamentar argentina Cecilia Britto, que pleiteia ao Parlamento do MERCOSUL a recomendação ao Conselho do Mercado Comum (CMC) para que convide os Estados Partes e Associados a aprovarem e incorporarem na sua legislação nacional o Protocolo para prevenir e combater o tráfico de pessoas. Este tópico será abordado durante o Plenário.

Outra das questões destacadas nessa jornada possui o Parlamentar argentino Jorge Cejas como Relator, que apresentará uma proposta pela qual o Parlamento do MERCOSUL declara no dia 8 de março - "Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras" - sua adesão e compromisso com a igualdade de gênero e repúdio contra todos os tipos de violência contra as mulheres.

Transmissão ao vivo

A transmissão da Sessão, nas três línguas oficiais do Parlamento do MERCOSUL (espanhol, português e guarani), pode ser seguida simultaneamente através do site do Parlamento do MERCOSUL, em Youtube e em Antel VeraTV a partir das 13 horas.

No arquivo em anexo, segue a Ordem do dia.