Parlamentar Gabriel Fidel propõe a criação de um Fundo especial para aumentar a perspectiva de gênero no MERCOSUL

Agência PARLASUL (06/03/2018). Na Sessão Ordinária LII do Parlamento do MERCOSUL, o Parlamentar argentino Gabriel Fidel apresentou uma Proposta de Recomendação ao Conselho do Mercado Comum (CMC), que cria um Fundo especial para financiar ações destinadas a aumentar a perspectiva de gênero no MERCOSUL.
Fidel fundamenta que, apesar dos grandes avanços da América Latina em legislação sobre violência contra as mulheres, a mesma ainda não foi erradicada. Diariamente morrem 12 mulheres somente pelo fato de serem mulheres.
Também é essencial o fortalecimento das políticas públicas destinadas a garantir a igualdade de gênero. Entre alguns dados relevantes, uma em cada três mulheres na região não tem renda própria e mais da metade possuem renda inferior ao salário mínimo mensal de seu país.
Outros dados revelam que as mulheres ocupam poucos cargos de decisão nos Poderes do Estado: 25% nos Executivos, 30% no Legislativo, 29,1% dos Supremos Tribunais de Justiça e somente 12,3% das Prefeituras.
Além disso, as mulheres assalariadas de 20 a 49 anos recebem, em média, um salário que equivale a 83,9% do salário de um homem com as mesmas características e anos de escolaridade.

https://www.parlamentomercosur.org/innovaportal/file/14575/1/mep-552-2017.pdf