O parlamentar Humberto Benedetto apresenta projeto sobre febre amarela

Agência PARLASUR (03/02/2018). O parlamentar argentino, pela província de Córdoba, Humberto Benedetto, apresentou para ser tratado no Parlamento do MERCOSUL a problemática do vírus da febre amarela.

O Parlamentar considera como uma questão de prioridade nos Estados Partes e associados do bloco o desenvolvimento de um protocolo comum para a prevenção e controle do vírus da febre amarela, que é transmitida por mosquitos do Aedes e gêneros Haemogogus, tendo como diretriz o que foi estipulado pela Organização Mundial da Saúde e pelos Ministérios da Saúde dos Estados Partes.

Este projeto visa estabelecer um programa de colaboração com a República Federal do Brasil para um plano de vacinação nos centros urbanos mais turísticos, bem como em áreas de fronteira. Também fortalecer no MERCOSUL as disposições necessárias para estabelecer a vacinação obrigatória para as pessoas que visitam áreas endêmicas, se necessário.

Nos fundamentos, o Parlamentar destaca que o Parlamento do MERCOSUL propôs pela Recomendação 01/2016 um protocolo sobre o Zika vírus e a dengue, que teve aplicação nos Estados partes e teve, de acordo com estatísticas dos especialistas, um grande sucesso quanto à diminuição do número de infectados internos ou provenientes de países vizinhos.

Deve-se notar que a doença é endêmica em vários países da América Central, América do Sul e Caribe. Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela são os países com maior risco.