Humberto Benedetto e Teresa González propõem declarar a tripulação do submarino Ara San Juan como heróis do MERCOSUL

Agência PARLASUR (09/01/2018). Os Parlamentares do MERCOSUL, Teresa Gonzalez Fernández e Humberto Benedetto (Argentina), sugerem declarar os 44 membros da tripulação do submarino Ara San Juan como heróis do MERCOSUL.

Por sua vez, o projeto declara: "Sua profunda tristeza pelos eventos relacionados ao submarino argentino Ara San Juan e sua solidariedade com os parentes dos 44 membros da tripulação desaparecida" e os agradecimentos especiais do PARLASUR aos Estados Parte do Brasil e do Uruguai, aos Estados Associados Chile, Colômbia e Peru e aos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Canadá, Espanha, França e Noruega para o suporte logístico fornecido.

Em seus fundamentos, o projeto "visa reconhecer, em meio à dor, a colaboração internacional que o país da Argentina está recebendo nas intensas operações de busca do ARA San Juan Submarine e os 44 compatriotas que compõem sua equipe". Também para "os governos por todo o apoio que estão fornecendo aos navios, aeronaves, recursos humanos e tecnológicos que colocaram tão voluntariamente ao serviço desta busca humanitária que mobiliza todo o povo argentino".

Além disso, os autores do projeto argumentam que "a tarefa desenvolvida pela equipe de Ara San Juan é compatível com os projetos que este Parlamento aprovou em apoio das ações do Estado Parte argentino para a defesa dos recursos da costa marítima é que entendem que devem ser declarados heróis do MERCOSUL, já que honraram com a vida o cumprimento do dever".

Fonte Humberto Benedetto