Com duas missões simultâneas, PARLASUL acompanha 2º turno eleitoral no Chile e internas partidárias no Paraguai

Agência PARLASUL (15/12/2017). O Parlamento do MERCOSUL, através do Observatório da Democracia, realiza a partir desta sexta-feira (15) duas missões internacionais de observação eleitoral. No Chile, o PARLASUL acompanhará a votação do segundo turno da eleição presidencial, enquanto no Paraguai serão monitoradas as eleições internas que os partidos políticos devem realizar.

O Presidente do PARLASUL, Arlindo Chinaglia (Brasil), integra junto com a Parlamentar Ana María Corradi (Argentina), além do Diretor do Observatório da Democracia, Alexandre Andreatta, a comitiva que observará o processo eleitoral no Paraguai. No Chile, a Parlamentar Fernanda Gil Lozano (Argentina) representa o Parlamento.

A agenda das duas missões prevê reuniões com autoridades responsáveis pela realização das eleições e visitas a órgãos públicos e também a locais de votação. As comitivas do PARLASUL também acompanharão o início da apuração e a divulgação dos primeiros resultados.

Histórico – Ao final destas duas atividades, o Parlamento terá realizado missões de observação eleitoral em seis países: Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Honduras. Ademais, foi feita uma visita ao Parlamento da Catalunha e um diálogo com representantes do Parlamento Europeu e da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (Eurolat).