2° Foro Regional da Água como um Direito Humano

Agência PARLASUL (14/12/2017). Nesta quarta-feira (13) realizou-se o 2º Fórum Regional sobre diretrizes para assegurar o direito à Água, organizado pelo Parlamento do MERCOSUL, no Centro Cultural da Cooperação Floreal Gorini, Buenos Aires, Argentina.

O evento teve a participação dos Parlamentares Hernan Cornejo, Julia Perié, Mario Metaza, Ana Maria Corradi, Fernanda Gil Lozano, Alejandro Karlen (Argentina), Rocha (Brasil), Benita Diaz, Eliana Berton (Bolívia) e da sociedade civil, entre os quais se destaca a participação de historiadores, pesquisadores e setores sociais que expressam sua preocupação com o problema da água na América Latina e no mundo.

Para a Parlamentar Fernanda Gil Lozano devemos "pensar na água não apenas como algo que tomamos e fazer parecer algo de fora, mas sim como algo que é nosso. Muito do nosso corpo é água. Pensar no universo, pensar no planeta, pensar com os ecologistas".

A Parlamentar Benita Díaz manifestou que os povos da América Latina compartilham um grande mandato universal que emanou da Organização das Nações Unidas sobre o Direito de Acesso à água, tornando imprescindível consolidá-lo a nível regional, com vista a assegurar o seu pleno efeito para o benefício das nossas futuras gerações.

"A água como um direito humano é um tema que deve ser discutido e analisado em maior profundidade por causa das constantes ameaças de intervenção de multinacionais e o capitalismo, entretanto não quero perder esta oportunidade de unir esforços da Bolívia, do PARLASUL e da América Latina para a preservação da vida e do planeta. Não há um plano B, só temos um planeta. É hora de salvá-lo entre todos", concluiu Benita Díaz.

Em março de 2018, o 8º Fórum Mundial da Água será realizado na cidade de Brasília, Brasil. Sua missão é "promover a conscientização, o compromisso político, bem como atuar em questões críticas sobre a água em todos os níveis, para facilitar a conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente da água em todas as suas dimensões sobre uma base sustentável ambiental para o benefício de toda a vida na Terra".

Com informações da Unesco.