Agência PARLASUL (07/12/2017). Foi concluída no domingo (3), em La Paz, Bolívia, mais uma missão internacional de monitoramento eleitoral do Parlamento do MERCOSUL, através do Observatório da Democracia. Naquele dia o povo boliviano foi às urnas para eleger representantes de quatro instâncias do Poder Judiciário.
A delegação do PARLASUL foi composta pela Parlamentar argentina Ana María Corradi e pelo Parlamentar paraguaio Herminio Cáceres, juntamente com o Diretor do Observatório da Democracia, Alexandre Andreatta. A missão realizou diversas visitas aos órgãos públicos responsáveis pela eleição, além de reuniões com autoridades do processo eleitoral e também visitas a vários locais de votação no dia do pleito.
A eleição contou com participação de 78% dos mais de 6,4 milhões de eleitores habilitados, informou a Presidente do Órgão Eleitoral Plurinacional, Katia Uriona. Ao todo, 52 vagas foram disputadas por 96 candidatos para o Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP), o Tribunal Supremo de Justiça, o Conselho da Magistratura e o Tribunal Agroambiental.
Na opinião da Parlamentar Ana María Corradi, esta eleição foi importante, entre outras razões, porque a Bolívia é o único país da América Latina a adotar esse modelo de escolha dos integrantes do Judiciário. “Foi uma eleição tranquila, a consideramos absolutamente transparente, a população teve a possibilidade de emitir seu voto, a participação foi massiva”, disse a Parlamentar.
“Um fato a destacar foi a rapidez com a qual a presidenta do Tribunal Eleitoral divulgou os resultados provisórios que as urnas apontaram. Esse é um fato que merece ser reconhecido e destacado porque é pouco habitual ultimamente nas eleições na região”, acrescentou Corradi.
Em breve os demais membros do PARLASUL terão acesso ao informe completo a ser elaborado por Corradi e Cáceres.
No próximo dia 17 de dezembro o Observatório da Democracia fará duas missões simultâneas: nas eleições primárias gerais do Paraguai e no 2º turno da eleição presidencial do Chile.