Agência PARLASUL (07/12/2017). Os Parlamentares Julia Perié (Argentina) e Williams Dávila (Venezuela) expressaram à TV PARLASUR sua preocupação com o sigilo nas negociações para a assinatura de um acordo de livre comércio entre o MERCOSUL e a União Europeia.
"Estamos muito preocupados com esta questão, porque, como Parlamentares do MERCOSUL, não recebemos nenhum tipo de informação, não nos permitiram participar das reuniões bilaterais", disse Perié.
Segundo a Parlamentar Julia Perié, o governo argentino vai querer apresentar a assinatura do acordo como uma conquista "quando não é, quando sabemos que as negociações são muito desfavoráveis para nossos países. Os grandes beneficiários serão as multinacionais e não as pequenas e médias empresas e não os acordos em ciência e tecnologia".
Por sua vez, o Parlamentar Williams Dávila destacou que o "PARLASUL tem de representar os interesses dos povos e, portanto, deve quebrar o obscurantismo que muitas vezes estas negociações com a UE são realizadas".
Na última Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL, realizada em novembro, foi aprovada uma Proposta de Recomendação, de autoria do Parlamentar argentino Jorge Taiana, que solicita ao Conselho do Mercado Comum (CMC) a participação do Parlamento do MERCOSUL nas negociações que ocorrem entre o MERCOSUL e a União Europeia, de forma que os Parlamentares do bloco tenham o mesmo tipo de aceso à informação e às negociações que seus pares do Parlamento Europeu.
Vários Parlamentares apoiaram a proposta e criticaram a falta de transparência nas negociações, em contraste com o que acontece com os Parlamentares europeus, que têm acesso aos termos das negociações.