Paraguai assumirá a Presidência do Parlamento do MERCOSUL

Agência PARLASUL (06/12/2017). Nesta próxima segunda-feira, 11 de dezembro, a partir das 11 horas, o Parlamento do MERCOSUL se reunirá para sua LII (52ª) Sessão Ordinária que se realizará no Edifício MERCOSUL, em Montevidéu, Uruguai.

Previamente ao início da Sessão, as Comissões Permanentes e a Mesa Diretora do PARLASUL se reunirão para trabalhar sobre diferentes temas na agenda.

Posteriormente, já iniciados os trabalhos da LII Sessão Ordinária, vários temas de importância estarão presentes na Ordem do Dia, entre os que se encontra o Informe da Presidência Pro-Témpore do MERCOSUL correspondente à Republica Argentina em cumprimento do artigo 4, inciso 7° do Protocolo Constitutivo do Parlamento do MERCOSUL.

Em seguida, ocorrerá a transferência da Presidência do Parlamento do MERCOSUL. O Presidente Arlindo Chinaglia (Brasil) deixará o cargo e assumirá o atual Vice-Presidente do Parlamento do MERCOSUL (Paraguai) o Senhor Parlamentar Tomás Bittar. O Parlamentar Chinaglia continuará na Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL, como Vice-presidente pela Delegação do Brasil.

Dentre os Assuntos Entrados a serem tratados na Ordem do dia, destaca-se o Projeto do Parlamentar paraguaio Ricardo Canese, que apresenta uma Proposta de Recomendação na qual o Parlamento do MERCOSUL recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) a realização de um acordo que elimine a cobrança de comissões pelas transferências que os migrantes enviam de escassos recursos a seus familiares. Este tema será tratado durante a Plenária.

Outro dos assuntos destacados na jornada é a Proposta de Recomendação pela qual o Parlamento do MERCOSUL declara seu beneplácito pela comemoração do 26º aniversario da criação do MERCOSUL. A Parlamentar do Paraguai, Concepción Cubas de Villaalta será a Relatora da Proposta.

Transmissão em vivo.
A transmissão da Sessão, nos três idiomas oficiais do Parlamento do MERCOSUL (espanhol, português e guarani), poderá ser seguida em forma simultânea através da página web do Parlamento do MERCOSUL, em Youtube e em Antel VeraTV a partir das 11 horas.
Em arquivo anexo segue a Ordem do Dia.