Agência PARLASUL (05/12/2017). Nesta próxima sexta-feira (8 de Dezembro) se realizará o Capítulo Uruguai, dentro das Audiências Públicas organizadas pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL, para a “Elaboração do Relatório Anual sobre a Situação dos Direitos Humanos no MERCOSUL”.
As Audiências Públicas desta Comissão se encontram dentro do Protocolo Constitutivo do PARLASUL (Art.4, núm.3) que encomenda a realização do Relatório anual que analisa a situação dos Direitos Humanos no MERCOSUL.
La apertura e palavras de boas-vindas estarão a cargo da Presidenta da Assembleia Geral Senadora Lucía Topolansky, também estará presente a Ministra de Educação e Cultura María Julia Muñoz, o Presidente da Câmara dos Representantes, o Deputado José Carlos Mahía, o Presidente da Delegação Uruguaia no Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Daniel Caggiani e a Presidenta da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, a Parlamentar argentina Cecilia Britto.
Participarão como expositores diferentes Instituições e Organizações civis como: a Fiscalia Geral da Nação; a Instituição Nacional dos Direitos Humanos do Uruguai; o Comissionado Parlamentar Penitenciário; a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; o Instituto Nacional das Mulheres – INMUJERES; a Comissão Nacional para a Educação em Direitos Humanos (Plano Nacional para a Educação) da Presidência da República; a Comissão Honorária contra o Racismo, a Xenofobia e toda outra forma de Discriminação do Ministério de Educação e Cultura; Mães e Familiares de Detidos Desaparecidos; CRYSOL (Associação de ex-presos políticos do Uruguai); Rede Uruguaia Contra a Violência Doméstica; Coletivo Ovelhas Pretas; Mulheres de Preto; Cotidiano Mulher; Mundo Afro; a Secretaria de Direitos Humanos do PIT–CNT; o Instituto Interamericano de DD.HH.; e a Associação de Pensionados e Aposentados da Venezuela residentes no Uruguai.
A Comissão está integrada pelos Parlamentares Cecilia Britto (Presidenta), Julia Perié e María Luisa Storani da Argentina; Edgar Mejía Aguilar e Nancy Luz Burgoa Porcel da Bolívia; Davi Alcolumbre, Humberto Costa, Jean Wyllys e Celso Russomanno do Brasil; Amanda Nuñez, Mirtha Palacios, Luis Sarubbi e José Torres do Paraguai; Sebastián Sabini, Verónica Alonso y Álvaro Dastugue do Uruguai e da Venezuela, Dennis Fernández Solórzano (Vice-Presidenta), Adriana Pichardo Bello e Ramón López Colina.
Devemos remarcar também que durante este ano 2017 se realizaram os capítulos das Audiências tanto no Paraguai como na Venezuela. A respeito disto, na passada Sessão Plenária foi aprovado o Beneplácito pela realização da Audiência Pública sobre Direitos Humanos, realizada na República Bolivariana da Venezuela. Ver aqui.