Agência PARLASUL (01/12/2017). O Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL iniciou, nesta sexta-feira (1º), mais uma missão internacional de acompanhamento de um processo eleitoral. Desta vez, trata-se da eleição de integrantes para quatro instâncias do Poder Judiciário da Bolívia, que ocorrerá no domingo (3).
A Bolívia é o único país do mundo que adota esse modelo de escolha dos membros da Justiça. No domingo, o eleitorado boliviano elegerá integrantes para quatro órgãos: o Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP), o Tribuno Supremo de Justiça, o Conselho da Magistratura e o Tribunal Agroambiental. Ao todo, 52 vagas serão disputadas por 96 candidatos. Mais de 6,4 milhões de eleitores estão aptos para votar.
A delegação do PARLASUL está baseada em La Paz e é composta pela Parlamentar argentina Ana María Corradi e pelo Parlamentar paraguaio Herminio Cáceres, juntamente com o Diretor do Observatório da Democracia, Alexandre Andreatta. A agenda da missão prevê visitas aos órgãos públicos responsáveis pela eleição, reuniões com autoridades e também visita a locais de votação no dia do pleito.
Acompanhe a cobertura especial das eleições judiciais da Bolívia pelas redes sociais do PARLASUL:
https://www.facebook.com/Parlamento.del.Mercosur/