Comissão de Educação do PARLASUL discute ensino superior em regiões de fronteira em Seminário na Unila

Agência PARLASUL (28/11/2017). A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte do Parlamento do MERCOSUL realizou, nesta segunda-feira (27), o Seminário “Educação superior no contexto do MERCOSUL”, na Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, cidade brasileira situada na tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai.

O Seminário foi precedido por uma reunião extraordinária da Comissão e por uma visita dos seus membros às instalações da Unila, que possui estudantes de 17 nacionalidades e, na avaliação dos Parlamentares que estiveram no evento, cumpre uma importante função para o desenvolvimento regional no âmbito do MERCOSUL.

A Parlamentar paraguaia Concepción Cubas, Presidenta da Comissão de Educação, conduziu o seminário e destacou logo no início a atuação da colega Parlamentar Fátima Bezerra (Brasil) em defesa da manutenção do status da Unila como universidade de integração regional, diante da tentativa – na Câmara dos Deputados do Brasil – de transformar a instituição numa universidade federal comum.

Em sua exposição, Fátima Bezerra contextualizou o que ela considera uma nova ofensiva neoliberal contra o Brasil que tem forte impacto em áreas como a educação e, ademais, despreza a integração socioeconômica com os vizinhos continentais. “Durante a década de 90, o Brasil foi alvo de uma ofensiva neoliberal liderada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que teve reflexos perversos na área da educação. Naquela década, o governo submeteu o país ao Consenso de Washington, o que explica a privatização do patrimônio nacional; a falta de investimentos para áreas estratégicas do desenvolvimento nacional, como a educação; e a tentativa de implementação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), em detrimento da integração latino-americana e caribenha”, ressaltou a Parlamentar.

“Hoje estamos vivendo novamente tempos de retrocessos, inclusive na educação, em decorrência do golpe parlamentar consumado em 2016. Por isso esse seminário se constitui num passo valioso para que avancemos na defesa do processo de integração latino-americano e das nossas universidades”, explicou a Parlamentar brasileira.

Para a Parlamentar, o encontro foi “muito representativo e importante” graças à participação de representantes de outras instituições de ensino superior de regiões fronteiriças, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a Universidad Nacional del Este e a Universidad Nacional de Canindeyú, ambas do Paraguai, e a Universidad Nacional de Misiones, Argentina. “Foi um momento também para enaltecer a concepção de educação que o PARLASUL defende, que é a educação como um direito de todos e um bem público e universal”, concluiu Fátima Bezerra.

A Parlamentar brasileira Benedita da Silva, que também é da Comissão de Educação e participou do seminário, apontou a importância dos temas debatidos no evento. “Questões como fronteira, integração e revalidação de títulos, bem como a intenção de criar um espaço de diálogo em que o público apresente demandas para propostas efetivas de políticas de educação do MERCOSUL, na perspectiva de integração regional”, relatou Benedita da Silva em pronunciamento na Câmara dos Deputados do Brasil, nesta terça-feira (28).

Além dos nomes citados, participaram do encontro os Parlamentares: Susana Montaner (Uruguai), Benita Diaz (Bolívia), Julia Perié (Argentina), Ricardo Oviedo e Juan Alberto Denis Pintos, ambos do Paraguai.