Agência PARLASUL (26/11/17). Na passada Sessão Plenária a Comissão de Educação do Parlamento do MERCOSUL apresentou a Proposta de Declaração referente à obra do educador brasileiro Paulo Freire, a qual será discutida na próxima Reunião Ordinária no dia 11 de Dezembro.
Entre as diferentes considerações tomadas em conta pelos membros da Comissão, se encontra o fato de que o MERCOSUL Educativo se fundamenta na concepção da educação como Direito Humano e um bem público e social, pelas ideias e concepções de Paulo Freire.
Por isso, declararam sua sincera e absoluta admiração à obra inovadora e revolucionaria de Paulo Freire, sobre a qual estão fundadas as melhores praticas de aprendizagem do mundo que inspiram políticas educacionais de muitos países, principalmente para os Estados Partes do MERCOSUL.
A Parlamentar brasileira Fátima Bezerra, membro da Comissão de Educação e autora da Proposta indicou que esta Declaração se realiza em “defesa do legado de Paulo Freire, para combater um movimento ultraconservador que quer deslegitimar seu legado, querem retirar seu título de patrono da educação brasileira outorgado pelo Congresso Nacional brasileiro através da Lei 12.632 de 2012 (…) devemos defender a historia de um homem que ficou reconhecido como um dos máximos pensadores e pedagogos da historia do Brasil” argumentou a Parlamentar Bezerra.
Na Declaração se contempla como a visão do legado humanista de Paulo Freire inspira o processo de integração do MERCOSUL, com a que se espera a construção de um mercado comum fundado no entendimento dos Direitos Humanos das populações de todos os países, principalmente para o direito emancipador e liberador da educação.
Biografia
* Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi um dos maiores e mais significativos pedagogos do século XX. Com seu principio do diálogo, ensinou um novo caminho para a relação entre professores e alunos. Suas ideias influenciaram e influenciam os processos democráticos por todo o mundo. Foi o pedagogo dos oprimidos e em seu trabalho transmitiu a pedagogia da esperança. Influiu nas novas ideias liberadoras na América Latina e na teologia da liberação, nas renovações pedagógicas europeias e africanas, e sua figura é referente constante na política liberadora e na educação. Foi emigrante e exilado por razões políticas por causa das ditaduras. Por muito tempo, seu domicilio foi o Conselho Mundial das Igrejas em Genebra, Suíça.
Texto de Enrique Martínez-Salanova Sánchez