PARLASUL declara seu Beneplácito pela conformação da Confederação de Sindicatos de Comércio do MERCOSUL

Agência PARLASUL (22/11/2017). Durante a LI Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL se aprovou uma Proposta de Declaração na qual se celebra a conformação da Confederação de Sindicatos de Comércio do MERCOSUL (UNICOM).

O Parlamentar Humberto Benedetto da Argentina foi o Membro Relator e declarou sua satisfação a respeito deste acontecimento. “O Parlamento do MERCOSUL precisa de aliados estratégicos para seguir avançando e se consolidando neste esforço, (…) para ser o que queremos ser. A representação real de cada um dos povos que integram este Parlamento”, expressou no Plenário durante sua intervenção.

Membros de UNICOM estiveram presentes na Sessão, e seu Presidente, José Luis Oberto da Argentina foi entrevistado pela Agência PARLASUL onde expressou sua satisfação frente a esta Declaração, “a UNICOM está composta por sindicatos históricos da Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e também do Chile que se somou a esta confederação”.

O Presidente da UNICOM Oberto: “representamos a 15 milhões de trabalhadores, somos o setor mais numeroso de trabalhadores do MERCOSUL”. UNICOM foi recebida pela Comissão de trabalho do PARLASUL para explicar as funções da UNICOM e os objetivos da mesma para o futuro e como busca trabalhar e realizar convênios com o PARLASUL.

A Declaração aprovada expressa que “pelas enormes coincidências que este Parlamento tem com os objetivos da Entidade e porque entendemos que somente com uma maior integração é que o MERCOSUL será o espaço econômico social e político que todos sonhamos.”

UNICOM
O Congresso Fundacional da UNICOM foi realizado no passado dia 6 de Setembro na Cidade de Encarnação, República do Paraguai. Deste Congresso participaram representantes de uma grande quantidade de sindicatos, entre eles FAECYS da Argentina, UGT, FS e CUT do Brasil, SIEMCOIT do Paraguai, FUECYS do Uruguai e CONATRACOPS de Chile.

Entre os aspectos da sua carta fundacional, a UNICOM expressa que um de seus objetivos fundamentais é que: “os sindicatos civilizem os mercados e as relações laborais. Um mercado sub-regional como o que contém o MERCOSUL sem uma expressão sub-regional sindical, neste caso, para o sector comércio, deixa aos atores econômicos ordenando o sistema de relações de trabalho.” Dessa forma a criação da instituição buscará a defesa do trabalhador do âmbito comercial a nível regional.

Foto: José Luis Oberto (Agencia PARLASUL/AdolfoBlanco)

Leia a Declaração