Agência PARLASUL (13/11/2017). A LI Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL se realizou nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, no Edifício MERCOSUL em Montevidéu, Uruguai.
Durante o início da Sessão, o Conselho da Causa Armênia entregou uma placa de agradecimento tendo como motivo a celebração dos 10 anos do Reconhecimento por parte do PARLASUL através de uma Declaração de condena do Genocídio Armênio por parte do Império Otomano.
A respeito disto, Diana Itutmazian, Presidenta do Conselho da Causa Armênia do Uruguai manifestou que “este foi um ato de generosidade, e também um ato que devia se fazer; como reconhecimento dos Direitos Humanos e da Justiça.”.
Um dos assuntos destacados da jornada foi a Proposta de Recomendação [aprovada] do Parlamentar argentino Jorge Taiana, que solicita ao Conselho do Mercado Comum (CMC) a participação do Parlamento do MERCOSUL nas negociações que ocorrem entre o MERCOSUL e a União Europeia, de forma que os Parlamentares do bloco tenham o mesmo tipo de aceso à informação e às negociações que seus pares do Parlamento Europeu.
Vários Parlamentares apoiaram a Proposta e criticaram a falta de transparência nas negociações, em claro contraste com o que ocorre com os Parlamentares Europeus, que tem aceso aos termos das negociações.
Também se aprovou um Projeto de Declaração no qual se apoiam os esforços e a atuação realizada por Sua Santidade, o Papa Francisco, para a construção da paz e de uma cultura de diálogo entre os povos e por sua atuação a favor do desenvolvimento sustentável, com preservação da biodiversidade e dos ecossistemas (leia a Declaração no arquivo anexo).
Foi também aprovada a Recomendação pela qual o Parlamento do MERCOSUL propõe ao Conselho do Mercado Comum que crie o Registro Regional de Pessoas Desaparecidas, extraviadas ou perdidas. A Parlamentar Cecília Britto da Argentina foi o membro relator e ressaltou a vital importância deste projeto, que integraria todos os sistemas nacionais em uma única base de dados.
Outra das Propostas aprovadas foi a da Parlamentar paraguaia Mirtha Palacios, como Presidenta da Comissão de Infraestrutura, que oficiou como relatora do Projeto de Recomendação que encomenda ao CMC a busca de financiamento perante organismos regionais para atualizar os estudos referentes ao aproveitamento múltiplo e integral do Rio Bermejo.
Em arquivo anexo segue a Ordem do Dia da LI SO.
Assista o vídeo da LI SESSÃO ORDINÁRIA
Acesse o acervo fotográfico da jornada