PARLASUL recomenda instituir o Dia da Memória do MERCOSUL

Agência PARLASUL (01/11/2017). A Parlamentar argentina Cecília Britto apresentou uma Proposta de Recomendação para instituir o 24 de março como o Dia da Memória do MERCOSUL.

A iniciativa busca estabelecer um dia internacional do MERCOSUL para comemorar, recordar e reivindicar a memória coletiva e plena dos Direitos Humanos e das Instituições Democráticas na região.

A Parlamentar Cecília Britto entende que o momento é oportuno para a aprovação da referida Proposta, considerando as "opressões que, historicamente, dividiram e enfraqueceram" os povos latino-americanos.

"O Parlamento do MERCOSUL como guardião das Democracias na região e dos Direitos Humanos é o ator internacional adequado para tomar essa iniciativa e defender fortemente as conquistas institucionais que custaram a vida de milhares de pessoas", enfatizou Britto.

O Informe para a aprovação da presente Proposta de Recomendação aguarda votação pelo Plenário do Parlamento do MERCOSUL.

47/2017/INFCOM/L SO - MEP/362/2017 - Inf. Com. de Edu. por la aprob. de la Prop. de Rec. por la cual el PM rec. al CMC instituir el día 24 de Marzo como el Día Internacional de la Memoria del MERCOSUR