Proposta no PARLASUL para uma política de prevenção à dependência de drogas no MERCOSUL

Agência PARLASUL (31/10/2017). Ingressou no PARLASUL uma Proposta de Recomendação elaborada pelo Parlamentar argentino Alejandro Karlen, no qual se busca dar respostas e elaborar soluções conjuntas por parte do bloco às múltiplas problemáticas que existem a respeito da dependência às drogas.

A Proposta considera que a prevenção é a meta fundamental, mas que no caso da dependência, estas dificuldades se multiplicam, já que há uma grande quantidade e variedade de substâncias, assim como a diversidade de efeitos nos indivíduos e o contexto social e legal no qual podem encontrar-se.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como as instituições acadêmicas consideram as dependências um problema de saúde e, como tal, podem e devem ser prevenidas. “(…) a prevenção é uma estratégia prioritária dentro das políticas de saúde (…) as populações prioritárias para a prevenção de dependência são as crianças e os jovens, que têm o maior risco de iniciar-se no consumo”, destaca a Proposta apresentada.

O texto reafirma a importância de combater esta problemática, através da criação de ferramentas que trabalhem e funcionem desde uma perspectiva que supere a dos Estados, já que somente assim se poderá superar. Consultado pela Agência PARLASUL, o Parlamentar Karlen comentou que “estamos convencidos que esta é a via para lhe dar continuidade aos temas e às atividades”.

Esta Proposta se encontra na ordem do dia da próxima Sessão Plenária, que será realizada no dia 13 de novembro, a partir das 11 horas, no Edifício MERCOSUL.

132/2017/DE/L SO - MEP/377/2017 - Prop. de Rec. por Parl. Alejandro Karlen referente a una propuesta de emergencia en adicciones en la región del MERCOSUR