Agência PARLASUL (31/10/2017). Na ultima Sessão Ordinária, realizada no dia 9 de outubro, o Plenário do Parlamento do MERCOSUL aprovou uma Recomendação ao Conselho do Mercado Comum (CMC) para que crie um Observatório Permanente de Idosos a fim de recolher informações e análises de dados a respeito das necessidades e condições de vida dos idosos nos Estados Partes.
É considerado que na comunidade Ibero-americana vivem quase 49 milhões de pessoas maiores de 65 anos e que a esperança de vida na região já alcança uma média de 74 anos. Nos países do MERCOSUL, uma em cada dez pessoas é maior de 85 anos, sendo Montevidéu a cidade com uma maior quantidade de idosos. Trata-se de uma situação que apresenta diversos desafios às políticas sociais, ao considerar também que, devido a uma considerável redução da taxa de natalidade, os aportes a seguridade social se verão reduzidos a futuro.
O Parlamentar argentino Claudio Romero, autor da Proposta, destaca que "diante do crescimento habitacional e da expectativa de vida de nossa população, é imprescindível que os Estados Membros do MERCOSUL tenhamos um tipo de política clara." Sendo um dos principais objetivos da criação desse Observatório a promoção do intercâmbio de experiências a respeito das políticas públicas dos Estados Partes relacionadas à Terceira Idade.
A Proposta também destaca que como sub-região, temos a necessidade de pensar, atuar e avaliar as ações que estamos realizando não somente para melhorar a qualidade e condições de vida das pessoas maiores, como também para sustentar uma nova política de inserção laboral optativa. Romero enfatiza a importância desse projeto ao afirmar que "idosos somos todos, é só uma questão de tempo".