Agência PARLASUL (03/11/2017). Parlamento do MERCOSUL tem à sua disposição para tratamento uma Proposta de Recomendação ao Conselho do Mercado Comum (CMC) para que crie um Sistema de Consulta Permanente entre os Setores de Defesa dos Estados Partes. Este sistema incluiria também os comandos militares e policiais e as áreas de ciência e tecnologia pertinentes.
O Parlamentar Damião Feliciano (Brasil) é o autor da Proposta e enmarca os fins da mesma na criação de mecanismos de informação permanentes, assim como a mobilização e coordenação das forças da ordem, sejam estas militares e/ou policiais para superar situações concretas uma vez que o CMC tenha acordado uma Decisão.
Esta Proposta busca também que sejam readequados os acordos de cooperação em Defesa, Ciência e Tecnologia através de sua avaliação e diagnóstico no marco das novas necessidades que traz a atualidade da região e do mundo.
Feliciano recorda que “as questões estratégicas e de defesa foram uma das bases sobre as quais se construiu a integração regional e a edificação do MERCOSUL”, sentenciou.