Foi realizado o VIII Foro da Frente Parlamentar contra a Fome da América Latina e Caribe

Agência PARLASUL (28/10/2017). O VIII Foro da Frente Parlamentar contra a Fome da América Latina e Caribe foi realizado em Uruguai, durante os dias 25, 26 e 27 de outubro. O principal objetivo desse Foro foi analisar e aprofundar as causas que pararam o progresso da região na luta contra a fome e a mal nutrição: situação macroeconômica, problemas fiscais, esgotamento das políticas, outros.

O encontro buscou revisar e acordar prioridades e ações para que os Parlamentos da região, em conjunto com outros atores (executivo, empresas privadas e sociedade), reafirmem seu compromisso político Fome Zero e implementem legislações e políticas renovadas para mudar a tendência atual. Um dos destaques desta VIII edição do Foro foi o lançamento oficial da Primeira Cúpula Parlamentar Mundial contra a Mal nutrição a ser realizado na Espanha em 2018.

A diretora da Oficina de Comunicação, Associações e Promoção da FAO, Marcela Villarreal, destaca que depois de várias décadas de diminuição continuada das cifras da fome a nível mundial, essas cifras aumentaram e estão aumentando de maneira importante. "Desafortunadamente em somente um ano a fome no mundo aumentou em 38 milhões de pessoas", afirma Villarreal. A diretora ressalta que, a partir da FAO, veem o trabalho da Frente Parlamentar contra a Fome como muito estratégico e importante.

A Deputada Berta Sanseverino, Parlamentar do MERCOSUL, é coordenadora da Frente Parlamentar contra a Fome do Uruguai, e em entrevista à TVPARLASUL destacou o intenso trabalho de preparação realizado pelo Uruguai a fim de poder ter a melhor informação, conhecimento e participação de diferentes grupos que trabalham com o tema da alimentação no país. Sanseverino enfatiza a importância da troca de experiências realizada nessa instância e cita o testemunho do Haiti que tem "quase 60% das pessoas que vivem em situação de pobreza e 24%, 2 milhões e meio de pessoas em indigência". A Parlamentar pede-nos para ver a profundidade desta crise humana que não pode ser resolvida apenas com as políticas nacionais.

 

A Frente Parlamentar contra a Fome

A Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e no Caribe, foi criada em 2009 com o apoio do Parlamento Latino-Americano e do Caribe (Parlatino), no âmbito da Iniciativa Compromisso Intergovernamental para a América Latina e Caribe sem Fome, e constitui-se como um espaço plural e participativo, onde o diálogo, a elaboração de regulamentos e a vontade política são a principal força motriz.

A experiência e o progresso desta rede de mais de 400 legisladores, organizados em 22 frentes parlamentares contra a fome (19 deles nos parlamentos nacionais e 3 regionais), de diferentes origens e pontos de vista políticos mostram que a partir de uma nova cultura política se pode transformar realidades.

Fonte: FAO Uruguai