Agência PARLASUL (27/10/17). Na passada L Sessão Plenária mais de 100 Parlamentares do MERCOSUL aprovaram por unanimidade seu absoluto rechaço ao projeto do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, de construir um muro na fronteira entre México e os EUA.
A Parlamentar Lilia Puig, Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos e Institucionais, ao apresentar a Proposta denunciou “sobre o que tem sido uma situação incrível a esta altura das relações internacionais no marco de nosso continente”. Este fato constitui um ato referente aos Direitos Humanos sobre migração internacional, e “a migração internacional é uma conquista dos povos e dos homens”, indicou a Parlamentar.
Puig também expôs não estar de acordo com Trump, quando este argumenta que os problemas da indústria norte-americana estão relacionados com a ampliação do mercado e da expansão dessas empresas ao México.
Por sua parte, Donald Trump publicou nas suas redes sociais que “os protótipos do muro na fronteira estão em caminho,” já que os oito protótipos começaram a se construir no passado dia 26 de setembro num lote em San Diego, California. Trump solicitou ao Congresso que aprove 1,6 bilhões de dólares para substituir 22,4 quilômetros de cercas em San Diego, e para a construção de 96 quilômetros no Vale do Rio Grande, em Texas, a área onde se registra o maior número de cruzamentos ilegais.
O Parlamentar argentino Jorge Vanossi finalizou dizendo que se está frente a um delito de lesa humanidade, “esta é uma situação grave e temos que aprová-la, porque Argentina tem uma extensa tradição em matéria de não cobrar em forma compulsória as dívidas públicas externas e de respeito ao Direito à migração”.
Segundo a Declaração aprovada, o muro atenta contra a unidade do continente americano e o Direito humanitário, e é uma injusta restrição às migrações. O Parlamento do MERCOSUL também declarou convocar à superação do conflito e reivindicar o Direito dos povos americanos a viver com dignidade no exercício pleno dos Direitos Humanos reconhecidos pelo Direito Internacional entre os que se encontra o Direito à migração internacional.
Com informações de Infobae