PARLASUL acompanhou eleições na Argentina e atestou transparência do processo

Agência PARLASUL (26/10/2017). Mais de 25 milhões de pessoas foram às urnas na Argentina, no último domingo (22), para eleger novos parlamentares em nível nacional, provincial e local. O comparecimento de 78% foi superior aos 72,3% das primárias de agosto. Em disputa, 127 vagas para a Câmara dos Deputados e 24 para o Senado, além de legisladores municipais e provinciais.

O Parlamento do MERCOSUL, através do Presidente Arlindo Chinaglia (Brasil) e do Parlamentar Herminio Cáceres (Paraguai), realizou uma missão de observação do processo eleitoral argentino, como parte do trabalho do Observatório da Democracia.

Segundo Chinaglia, a transparência do pleito foi atestada pela postura dos próprios partidos políticos participantes. “Penso que o melhor indicador quanto à transparência diz respeito às forças políticas. Não houve nenhuma reclamação e não observamos nenhuma tensão”, afirmou o Parlamentar brasileiro, que acompanhou a abertura e o fechamento das urnas, além de ter visitado locais de votação e conversado com eleitores, candidatos e pessoas que trabalharam na condução e fiscalização das eleições.

Novas missões – Também como tarefa do Observatório da Democracia, o Presidente Chinaglia informou que o PARLASUL acompanhará eleições em outros países que ocorrerão neste fim de ano.

“Vamos acompanhar as eleições do Paraguai, provavelmente vamos a Honduras e possivelmente ao Chile, que ainda não respondeu se aceita observadores internacionais. E também vamos à Bolívia, onde já está assegurada a nossa participação como observadores”, revelou o Presidente.

Brasil – Chinaglia também opinou sobre o contexto brasileiro. “A maior comemoração que devemos ter na América Latina é quando são garantidas as eleições e seus resultados são respeitados. No Brasil, isso foi violentado muito recentemente e todo o mundo viu a consequência. Devemos prestar a atenção nesses processos para recuperarmos o processo democrático plenamente em nosso país”, explicou.

Parlamentares do MERCOSUL foram eleitos deputados nacionais e assumem em dezembro o mandato na Câmara argentina: Daniel Filmus, pelo distrito da capital federal; Agustín Rossi, por Santa Fé; foram eleitos deputados nacionais, enquanto que Isauro Molina, pela Província de Catamarca, foi eleito deputado provincial.