Agência PARLASUL (18/10/2017). Durante a última L Sessão Plenária, o Parlamentar Daniel Filmus, Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, relatou a Proposta de Declaração pela qual o Parlamento do MERCOSUL declara a sua profunda satisfação com a Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, que trata sobre o levantamento do bloqueio contra Cuba.
O Parlamentar Filmus expôs a importância da discussão deste tema já que no próximo dia 1° de novembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas será realizada. Nesse contexto, o Parlamentar argentino opinou que "vem bem que o façamos neste momento porque estamos vendo todo o contrário, porque, apesar do importante papel desempenhado pelo Papa e outros países na intermediação para aproximar as posições e alcançar o descongelamento de relações entre os Estados Unidos e Cuba, atualmente o Presidente Trump volta a tensionar a situação”.
Por sua vez, o Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou sua decisão de manter o cerco econômico, comercial e financeiro, apesar dos avanços bilaterais promovidos por seu antecessor na Casa Branca, Barack Obama. Trump reiterou sua decisão contra Cuba e anunciou recentemente que a sua "administração não levantará sanções contra o Governo cubano até que se realizem reformas fundamentais".
A Comissão de Assuntos Internacionais do Parlamento do MERCOSUL começou a discutir esta questão quando, em 26 de outubro do ano passado, foi realizada a votação da ONU em que 191 membros da Assembleia Geral aprovaram a solicitação de Cuba contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos, e apenas dois países se abstiveram à Resolução, sendo estes, Estados Unidos e Israel, os quais tradicionalmente votaram contra por 24 anos.
Cabe destacar que vários Presidentes da América Latina, Caribe, África e Pacífico pediram o fim do bloqueio dos EUA contra Cuba na 72ª Assembleia Geral da ONU realizada em setembro deste ano.
Acesse aqui o texto da Declaração aprovada pelo Parlamento do MERCOSUL.