PARLASUL recebe o Ministro de Trabalho do Uruguai e o Parlamento Juvenil MERCOSUL

Agência PARLASUL (09/10/2017) - A L (50ª) Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL foi realizada nesta segunda-feira, 9 de outubro no Edifício MERCOSUL em Montevidéu, Uruguai. Na ocasião, o Parlamento do MERCOSUL recebeu o Ministro de Trabalho do Uruguai, Ernesto Murro, a Conselheira de Educação Laura Motta e os integrantes do Parlamento Juvenil MERCOSUL.

Pela manhã também se reuniram as Comissões Permanentes e a Mesa Diretora onde foram tratados diversos temas da agenda.

Posteriormente, teve início a VII Sessão Especial do Parlamento do MERCOSUL onde se recebeu, das mãos dos jovens do Parlamento Juvenil MERCOSUL, uma Declaração Regional elaborada em base a seis eixos temáticos: Gênero, Direitos Humanos, Jovens e Trabalho, Participação Cidadã, Integração Latino-americana e Inclusão Educativa (a declaração completa se encontra no anexo desta notícia).

Esta Sessão contou além disso com a presença de Ernesto Murro, Ministro do Trabalho do Uruguai. O Ministro fez uso da palavra e agradeceu a honra de poder participar da plenária do PARLASUL e declarou seu agradecimento “aos jovens que falam de temas transcendentais e ao mesmo tempo promovem respostas a estes problemas.”

O Ministro Murro falou de sua experiência na defesa do MERCOSUL sendo um sindicalista, “acreditamos que esse é o caminho para os latino-americanos e mercosulinos”, e remarcou a importância da Declaração Sociolaboral do MERCOSUL, que enumera os direitos laborais e sociais dos trabalhadores do bloco e que foi recentemente atualizada no ano de 2015. “É uma Declaração elaborada e aprovada em forma tripartida, entre governos, sindicatos e câmaras empresariais, elementos que servem para remarcar sua importância”, afirmou o Ministro Murro.

A seguir, a Conselheira do CODICEN-Uruguai, Laura Motta, expressou a importância dos espaços de participação. “Os espaços de integração são muito importantes, desde o pensamento artiguista. Os países isolados não tem futuro se não em um espaço de integração e especialmente desde a integração dos povos”.

Motta enumerou as necessidades que a Educação tem na atualidade, e que a Declaração regional do Parlamento Juvenil é um roteiro para o trabalho presente e futuro, de forma que estas necessidades e desigualdades deixem de existir e que todos recebam uma educação adequada a suas necessidades, expressou a autoridade do CODICEN.

O Parlamentar argentino Gabriel Fidel celebrou a presença dos jovens Parlamentares, instando a todos os países a continuar trabalhando neste projeto.

Celso Russomanno, Presidente da Delegação brasileira, declarou sua satisfação com a grande presença feminina de Parlamentares juvenis e convida a que essa tendência continue daqui a diante. Dessa forma, o Parlamentar paraguaio, Alfonso González Núñez, remarcou que os jovens serão uma peça de renovação essencial para a política em nossos países.

Por sua parte, a Parlamentar uruguaia Bertha Sanseverino se mostrou amplamente satisfeita pela Declaração apresentada pelo Parlamento Juvenil e convidou a que seja oferecido aos jovens um espaço onde possam desenvolver todas as suas faculdades. “Queremos reafirmar que Uruguai busca um Estado que constitucionalize direitos, temos jovens que querem incidir”, afirmou a Parlamentaria.

Ao fazer o uso da palavra, o Parlamentar venezuelano, Armando Armas, remarcou a maturidade demonstrada pelos Jovens Parlamentares do MERCOSUL e que a mesma levará a superação dos problemas e dificuldades no bloco. “As juventudes são vanguardas da inovação e da luta”, expressou Armas.

Outro ponto importante do dia, foi o Relatório no Plenário do Parlamentar brasileiro Rocha, acerca da realização do 8º Foro Mundial da Água, que por primeira vez se realiza no hemisfério sul. Rocha destacou sobre a importância do Foro, tema na Comissão de Meio Ambiente do Parlamento do MERCOSUL. Este Foro se realizara entre os dias 18 a 23 de março de 2018 na cidade de Brasília.

Finalmente, a Parlamentar Lilia Puig e Jorge Vanossi, ambos da delegação da Argentina, argumentaram a favor da Proposta de Declaração, que faz referência a decisão do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, de construir um muro na fronteira entre seu país e os Estados Unidos do México. “Nós acreditamos que o Parlamento deve expressar se contra a existência deste muro e a favor da União da América Latina”, afirmou Puig. A Declaração foi aprovada por ampla maioria dos presentes no Plenário.

Segue a lista de Propostas aprovadas no dia de hoje:

  1. Proposta de Declaração que declara o absoluto repúdio ao projeto do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, de construção de um muro na fronteira com o México.
  2. Proposta de Recomendação pela qual o PARLASUL solicita ao CMC a se aderir à Decisão 29/2015 (MEP/279/2016) (com modificações)
  3. Proposta de Declaração MEP/93/2016 pela qual o Parlamento do MERCOSUL declara seu beneplácito pela adoção das recomendações sobre a apresentação argentina do limite exterior de sua plataforma continental.
  4. Proposta de Declaração pela qual o PM declara sua preocupação perante o agravamento da crise humanitária na Síria (MEP/159/2014)
  5. Proposta de Declaração de interesse da Campanha Nacional contra o Grooming que leva à frente “Grooming Argentina” (MEP/303/2016).
  6. Proposta de Recomendação pela qual o PM recomenda que se promova entre os países integrantes do MERCOSUL a criação de um Observatório de Idosos (MEP/71/2016)
  7. Proposta de Declaração pela qual o Parlamento do MERCOSUL declara a adoção de Sinalização Turística unificada pros Estados Partes do MERCOSUL (MEP/422/2016)
  8. Proposta de Declaração pela qual o PM declara sua profunda satisfação pela resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (MEP/159/2015).

Clique aqui para acessar os documentos da L Sessão Ordinária.

Assista o vídeo da L SESSÃO ORDINARIA

Acesse ao Acervo Fotográfico da jornada