Parlamento Juvenil do MERCOSUL inicia seus trabalhos em Montevidéu

Agência PARLASUL (06/10/17). Na cerimonia de abertura da 4º. Edição Internacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL, o Presidente da Câmara dos Deputados do Uruguai, José Carlos Mahía, e a Conselheira do CODICEN, Elizabeth Ivaldi, deram as boas vindas aos jovens Parlamentares.

Os mais de 100 jovens que estiveram presentes na abertura do evento agradeceram o espaço criado pela Reunião de Ministros da Educação do MERCOSUL e que tem o apoio do Parlamento do MERCOSUL desde a sua primeira edição em 2009. Para o Parlamentar Juvenil do Brasil, Admilson Santos, "este tipo de oportunidade não é muito frequente". Na questão de direitos humanos, nós da zona rural passamos longe de ter o básico, somos abandonados, como se fossemos únicamente mão de obra barata para agricultura. Somos desumanizados, algo que não é muito falado na sociedade".

Após a apresentação das delegações da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, os jovens participaram do Seminário de Formação em Integração Regional, a cargo do professor da Universidade da República do Uruguai, Camilo López, e de Javier Palummo, Diretor do Instituto de Formação e Pesquisa de Políticas Públicas em Direitos Humanos.

O intercâmbio entre os formadores e os jovens foram sobre temas relacionados à Democracia, Cidadania, Integração Regional e Direitos Humanos.

Segundo a jovem Parlamentar uruguaia, Valentina Gularte, "quando se conhece a política é quando se toma as rédeas do país". Enquanto que para a Parlamentar juvenil da Argentina, Violeta Fisteus, "se começarmos a prestar atenção a essas vozes que muitas vezes são caladas, talvez possamos construir uma melhor cidadania".

“Todos devemos trabalhar juntos para ter uma América melhor, uma América mais forte", disse a representante da delegação juvenil paraguaia, Maria Belén Rojas.

As atividades do Parlamento Juvenil MERCOSUL prosseguirão durante todo o fim de semana. No sábado, 7 de outubro, os jovens formarão Grupos de Trabalho. No dia seguinte, as discussões continuarão no Plenário para, em seguida, ser elaborada a redação final da Declaração Regional.

Na segunda-feira (9) na Sede do MERCOSUL, os jovens parlamentares entregarão a Declaração Regional aos Parlamentares do MERCOSUL e às Autoridades de Educação do Uruguai, concluindo-se com a entrega de um certificado pela participação.