Agência PARLASUL (05/10/2017). Esta próxima segunda-feira, dia 9 de outubro, a partir das 11 horas, se reunirá o Parlamento do MERCOSUL para sua L (50ª) Sessão Ordinária que se realizará no Edifício MERCOSUL, em Montevidéu, Uruguai.
A Sessão estará marcada pelo recebimento e a presença dos integrantes do Parlamento Juvenil MERCOSUL, que logo de um fim de semana de intenso trabalho apresentarão no Plenário uma Declaração. Os mais de 100 Jovens Parlamentares vem da Argentina, Brasil, Paraguai e do Uruguai.
Dentro das Propostas na Ordem do Dia, encontra-se a Proposta de Recomendação pela qual o Parlamento do MERCOSUL propõe ao Conselho do Mercado Comum (CMC) criar o Registro Regional de Pessoas Desaparecidas, extraviadas ou perdidas no âmbito do MERCOSUL. Esta Proposta tem um Relatório da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos pela aprovação, e o Relator será a Parlamentar Cecilia Britto, da Argentina.
Por sua parte, a Parlamentar paraguaia Mirtha Palacios, Presidenta da Comissão de Infraestrutura do PARLASUL será quem informe no Plenário a respeito da Proposta de Recomendação pela qual o Parlamento do MERCOSUL recomendará aos Estados Partes a coordenação de um conjunto de diretrizes comuns que promovam a integração multimodal de transporte, questões aduaneiras, segurança e normativa para evitar demoras nas fronteiras.
Em horas da manhã, se reunirão as Comissões Permanentes e a Mesa Diretora do PARLASUL para trabalhar sobre diferentes temas em agenda.
Transmissão em vivo.
A transmissão da Sessão, nos três idiomas oficiais do Parlamento do MERCOSUR (espanhol, português e guarani), poderá ser seguida em forma simultânea através da página web do Parlamento do MERCOSUL, em Youtube e em Antel VeraTV a partir das 11 horas.
Em arquivo anexo segue a Ordem do Dia.