Agência PARLASUL (04/10/17). Nesta sexta-feira, 6 de outubro, começará a 4º. Edição Internacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL na cidade de Montevidéu, com a participação de mais de 100 jovens da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
A atividade inicial será realizada no Parlamento uruguaio, onde a Presidente da Câmara dos Senadores, Lucía Topolansky, as autoridades do Parlamento do MERCOSUL, o Conselho de Administração Central (CODICEN), a Administração Nacional de Educação Pública do Uruguai (ANEP) e do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai (MEC), darão as boas-vindas os jovens parlamentares.
Em seguida, participarão do Seminário de Treinamento de Integração Regional, que será liderado por Camilo López, Professor da Universidade da República; e Javier Palummo, Diretor do Departamento de Pesquisa e Gestão da Informação do Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH).
No sábado, 7 de outubro, no Edifício do MERCOSUL, os jovens formarão Grupos de Trabalho em 6 eixos: gênero, direitos humanos, juventude e trabalho, participação cidadã, integração latino-americana e inclusão educacional. No dia seguinte, as discussões continuarão no Plenário para, em seguida, ser elaborada a redação final da Declaração Regional. No final da tarde, será aprovada e realizada a leitura final da Declaração Regional.
O ponto culminante desta 4ª Edição Internacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL, será na segunda-feira (9) na Sede do MERCOSUL, onde os jovens parlamentares entregarão a Declaração Regional aos Parlamentares do MERCOSUL e às Autoridades de Educação do Uruguai, concluindo-se com a entrega de um certificado pela participação.
Aqui a Agenda da 4º. Edição Internacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL