Agência PARLASUL (02/10/2017). A aprovação da Bolívia como membro pleno do MERCOSUL vai beneficiar os povos de toda a região. Esta é a opinião da Parlamentar Fátima Bezerra (Brasil), autora do requerimento que tramita no Congresso brasileiro para aprovar a adesão do país que homenageia no seu nome o libertador Simon Bolívar.
“Devemos ressaltar que a Bolívia é um estado associado ao MERCOSUL desde 1996. Países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela já aprovaram em seus Parlamentos o protocolo internacional de adesão da Bolívia e o Brasil fez isso recentemente no âmbito da sua representação no PARLASUL”, explica a Parlamentar.
“O Projeto [ver link abaixo] agora precisa ser aprovado nas Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado (do Brasil) e a nossa expectativa é que ele seja referendado pelo que simboliza de positivo e pela importância para o Brasil e para o contexto dos países que integram o MERCOSUL”, detalhou a brasileira.
“Temos relações históricas muito importantes com a Bolívia, uma presença forte na pauta de importações e exportações, uma integração das nossas bacias hidrográficas tanto na Amazônia quanto na região platina. Com a adesão ganhará o povo brasileiro, ganhará o povo boliviano e toda a população do MERCOSUL. Além disso, será fortalecida cada vez mais a integração latino-americana como um todo”, enfatizou Fátima Bezerra.
Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 745/2017 na Câmara dos Deputados do Brasil