Agência PARLASUL (27/09/17). O Parlamentar argentino, Alberto Asseff, apresentou à Comissão de Assuntos Internacionais, Inter-regionais e de Planejamento Estratégico um Projeto de Disposição para a criação da Comissão Permanente de Pensamento Estratégico Prospectivo no âmbito do Parlamento do MERCOSUL. O projeto destaca que essa nova Comissão contribuiria com soluções para o futuro das problemáticas e necessidades científicas, tecnológicas, educativas, ambientais, sociais, artísticas, culturais e políticas das diversas comunidades e distintos contextos.
Segundo o texto apresentado pelo Parlamentar Asseff, nos Estados Unidos as primeiras experiências de prospectiva surgiram na 2ª Guerra Mundial a fim de produzir investigações que ajudaram aos mandos militares. Já na Europa, os estudos de prospectiva se associam às atividades de uma ampla rede de acadêmicos que centram a análise das grandes tendências das sociedades contemporâneas.
A criação da Comissão de Pensamento Prospectivo no PARLASUL ajudaria à elaboração de um conceito de política exterior ligado ao modelo de bloco que se quer para o futuro. Nesse sentido, durante o tema livre da XLIX Sessão Plenária, Alberto Assef destacou sua aspiração em que “o PARLASUL esteja presente pensando a 20, 30 anos com uma visão sobre o clima, sobre o futuro do trabalho e do emprego, sobre a inteligência artificial, sobre a água e sua escassez vital para o futuro, sobre os combustíveis que devem variar em sua matriz, sobre a integração precisamente. Se vamos avançar na integração e como.”
Asseff considera que a Comissão possibilitaria o desenvolvimento de sofisticados estudos de prospectiva que considere a realidade internacional a partir de uma perspectiva multidisciplinar que permita a identificação de tendências e riscos emergentes. A criação da Comissão de Pensamento Prospectivo "ajuda a pensar institucionalmente e a colaborar no rumo e no futuro de nossos povos", opina Alberto Asseff.