Agencia PARLASUL (25/09/17). O Parlamentar argentino Alejandro Karlen explicou a Proposta que realizou ante a Comissão de Infraestrutura, a qual será posta em discussão para sua aprovação na próxima Plenária.
Referida proposta consiste em mudar o Protocolo de Ouro Preto, para buscar controlar os barcos que passam pelo rio, devido aos problemas de contrabando e narcotráfico, expressando que: “são dois dos problemas mais graves que têm nossas sociedades e o MERCOSUL, e um dos caminhos mais difíceis para o controle destes delitos é a Hidrovia” indicou Karlen.
Dessa forma, o Parlamentar argentino destacou que espera propiciar a instalação de um escâner nas Pontes General Manuel Belgrano (viaduto sobre a Estrada Nacional 16 no trecho argentino do rio Paraná) e a Ponte Zarate- Brazo Largo (principal via de comunicação entre o sul da província de Entre Rios e o norte de Buenos Aires), para controlar tudo o que saia e entre no MERCOSUL pela Hidrovia Paraguai – Paraná.
Gasoduto Bolívia - GNEA
Parlamentares da Bolívia e autoridades de YPF Gás Bolívia irão à Província de Corrientes no dia 28 de setembro para debater sobre a construção do Gasoduto do Noroeste Argentino (GNEA) e sua importância, já que este foi declarado de interesse para o MERCOSUL.
O Parlamentar Alejandro Karlen declarou que esta obra não deveria ser interrompida já que para o norte da Argentina, especificamente para as províncias de Chaco, Formosa e Corrientes, é muito importante: “podemos ter gás para desenvolver nossas empresas e sociedades e dar lhes uma nova oportunidade de crescimento e investimento a nossa gente e ao mundo (…) esta é uma das zonas com maior potencialidade da Argentina” destacou o Parlamentar.