Agencia PARLASUL (25/09/17). Na sexta-feira (22), os membros da Comissão de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do MERCOSUL participaram do Primeiro Foro de Navegação do Rio Bermejo, onde debateram sobre a navegação deste rio localizado na província de Salta, no norte da Argentina.
O Parlamentar Hernán Cornejo, vice-presidente do PARLASUR pela Argentina, indicou aos meios argentinos que “o tema específico é a canalização do Rio Bermejo”. Da mesma forma, comentou que durante o encontro avaliou-se como este projeto é importante não só para a região norte da Argentina e o sul da Bolívia, como também para a Bacia do rio da Prata.
Neste sentido, agregou como neste projeto se trabalha sobre uma das limitantes que tem a produção regional na Argentina, que é o custo do transporte, indicando que “nossa economia regional passaria a ser altamente competitiva porque uma das limitações é o custo do frete ao porto”.
O Parlamentar afirmou que na primeira instância “é necessário fazer um estudo integral da bacia do Rio Bermejo. Eu apresentei um projeto ao Parlamento com o objetivo de obter um elemento de financiamento para encarar este estudo” e sustentamos que “o Rio Bermejo se constituirá uma rota aleatória para a grande via navegável Paraná-Paraguai-Uruguai”.
Participaram deste Primeiro Foro a Presidente da Comissão de Infraestrutura, a Parlamentar do Paraguai, Mirtha Palacios, o Parlamentar Zacarías Vera Cárdenas (Paraguai), os Parlamentares Juan José Olaizola (Uruguai), Julio Sotelo (Argentina) e Tulio Enrique Caponio (Argentina).
Cabe destacar também a presença do Secretário Executivo do Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná, Embaixador do Ministério de Relações Exteriores da Argentina, Luis Pablo Niscovolos, e autoridades do Conselho Profissional de Topógrafos, Engenheiros e Profissionais Relacionados (COPAIPA), Felipe Biella, Víctor Pérez e Marianela Ibarra.
Estes foram os palestrantes do Primeiro Foro de Navegação do Bermejo:
1. O Bermejo na História. Gregório Caro Figueroa.
2. Geologia do Rio Bermejo. Ricardo Alonso.
3. O Bermejo, Ramal da Hidrovia. Antonio Roldan y Rafael López Díaz.
4. Alta Bacia. Gerenciamento de sedimentos. Ramón Osinaga e Marcelo Arzelan.
5. Importância e funcionamento da Hidrovia Paraguai-Paraná. Embaixador Luis Pablo Nisvocolos.
Com foto e informações de El Intra.com.ar