Osvaldo Mércuri apresenta projeto a fim de fortalecer a Segurança Alimentar da população vulnerável do MERCOSUL

Agência PARLASUL (22/09/2017). A erradicação da fome continua sendo um grande desafio a nível regional e mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, a Segurança Alimentar acontece quando todas as pessoas tem acesso físico, social e econômico permanente a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais e preferências alimentares, e dessa forma podendo levar uma vida ativa e saudável.

A fim de fortalecer a Segurança Alimentar da população vulnerável dos Estados Parte do MERCOSUL, o Parlamentar argentino Osvaldo Mércuri apresentou a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos uma Proposta de Declaração pela qual o Parlamento do MERCOSUL declara interesse as políticas públicas, execução de programas e ações dos Estados Partes que contribuam nesse sentido.

A referida Proposta aponta que a Insegurança Alimentar é compreendida como um processo, com diversos momentos pelo qual transitam os lares. Um desses momentos se caracteriza pela preocupação em relação ao acesso aos alimentos, que nos lares é assumido como estratégias a respeito da diversidade dos alimentos. Um segundo momento se identifica como Insegurança Alimentar Moderada que é identificada quando os adultos da casa limitam a quantidade y qualidade dos alimentos que eles consomem. E por último, um terceiro momento denominado Insegurança Alimentar Severa, que se estabelece quando a quantidade e qualidade dos alimentos consumidos pelas crianças é afetava.

Ao ser consultado pela Agência PARLASUL, o Parlamentar Osvaldo Mércuri, especialista na temática e autor da Proposta, também enfatizou a importância de uma alimentação saudável. Segundo o Parlamentar argentino, "nossos povos do MERCOSUL em sua origem tem uma alimentação muito saudável, no que se refere a agricultura". Mércuri propõe aos governos do MERCOSUL que aproveitemos nossos produtos naturais que não engordam e tem bons nutrientes, considerando que adotar uma alimentação saudável também previne doenças que podem se tornar crônicas.

Com informações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.