Agência PARLASUL (21/09/2017). A décima Sessão Plenária Ordinária da Assembleia Parlamentaria Euro-Latinoamericana (EuroLat) teve inicio nesta quarta-feira (20) com uma intensa agenda de trabalhos.
A Sessão Plenária foi inaugurada no Salão Azul da Assembleia Legislativa de El Salvador. Desde a segunda-feira passada (18,) as comissões permanentes tem se reunido para apresentar resoluções a respeito de temáticas como a luta contra o crime organizado e terrorismo, Direitos Humanos, economia, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, cooperação, direitos das mulheres, entre outros.
Durante a apertura, o Presidente da Assembleia Legislativa de El Salvador, deputado Guillermo Gallegos, manifestou que América Latina e Europa tem fortalecido suas relações políticas, econômicas e sociais, se transformando assim em aliados e sócios estratégicos. “É meritório reconhecer, que com o trabalho da EuroLat, desde sua criação em novembro de 2006, vem se consolidando uma aposta decidida pela adoção de mecanismos multilaterais de diálogo político de alto nível e de tomada de decisões entre nossas regiões”.
O co-presidente da EuroLat pelo componente europeu, deputado Ramón Jáuregui (Espanha), exortou aos sistemas parlamentares e assembleias para pedir à Organização das Nações Unidas e a seu Conselho de Segurança que o diálogo substitua as ameaças de guerra: “Temos que assegurar a paz e a convivência em nossos povos”, enfatizou.
O co-presidente do organismo pelo componente latino-americano, Parlamentar do MERCOSUL Roberto Requião (Brasil), expressou: “Acredito que a globalização financeira é o principal inimigo da democracia, do pleno funcionamento das instituições e da liberdade”. Remarcou que “os parlamentos representam ao povo e nós –EuroLat- não vamos deixar de lutar pelos povos, pela democracia”, disse Requião.
Ao fazer uso da palavra, a Presidenta do Parlamento Centroamericano, Priscilla de Miró, se referiu à situação atual da América Latina e Europa: “São tempos de mudanças onde os desafios para o estabelecimento da democracia, a luta pela transparência nas instituições nacionais e regionais, o combate contra a delinquência e a corrupção e o crime organizado são cada vez mais complexos”.
O Parlamentar do MERCOSUL Diego Mansilla (Argentina) expressou sua preocupação aos colegas Europeus sobre as medidas tarifárias e para-tarifárias que a UE aplica ao biodiesel Argentino, e solicitou que seja dado cumprimento com uma sentença do Tribunal de Justiça Europeu em favor de eliminar estas tarifas. A respeito, manifestou que “gostaria de solicitar aos colegas Parlamentares da União Europeia que intervenham a respeito e que permitam efetivar a sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia sobre a importação de Biodiesel argentino”, afirmou Mansilla.
Finalmente, nesta quinta-feira (21) serão votadas as propostas de resolução incluídas nos informes apresentados pelas quatro Comissões Permanentes.
Fonte: Com informações da Assembleia Legislativa de El Salvador
Crédito: Assembleia Legislativa de El Salvador