No contexto do início da Décima Sessão Plenária Ordinária da Assembleia Parlamentar Euro-Latinoamericana (EuroLat), se deu a abertura do Primeiro Encontro Birregional de Mulheres: Gênero e Igualdade com um chamado ao cesse da “violência política” contra as mulheres.
Realizado no auditório do Centro Cultural Villa Dueñas, na Assembleia Legislativa da República de El Salvador, o evento contou com a presença de mais de 200 Parlamentares da América Latina, Caribe e da União Europeia.
A Parlamentar Mirtha Palacios, presidenta do Foro EuroLat da Mulher pelo componente latino-americano, destacou que este Primeiro Encontro Birregional de Mulheres possui “o propósito de promover o intercâmbio, as visões compartilhadas a partir do olhar feminino, assumir um compromisso de unidade e integração que permita fortalecermos e fazer do Foro da Mulher EuroLat, um espaço de debate, propostas coletivas de ações afirmativas a favor dos direitos humanos, políticos, econômicos, sociais e culturais de nossas mulheres”, disse Palacios.
O Primeiro Encontro Birregional: “Mulheres, Gênero e Igualdade”, contou com espaços de temáticas concretas, tais como as experiências de gênero e empoderamento social, político e econômico das mulheres; feminicídio; violência; direitos humanos da mulher migrante; empoderamento econômico das mulheres entre outros.
Pela noite realizou-se o Foro da Mulher EuroLat onde tratou-se sobre o tema de institucionalização do Foro realizando mais seminários com o objetivo de levar a esferas que possam trabalhar os assuntos referentes aos direitos da mulher com o apoio dos governos, segundo relatou Palacios.
Caso Santiago Maldonado em debate na EuroLat
A reunião com a participação da sociedade civil, ocorrida na noite desta segunda-feira, contou com a presença dos Parlamentares argentinos Julia Perié e Diego Mansilla.
A Parlamentar Julia Perié expôs, entre outros, o tema a respeito da “situação de perseguição a militantes populares na Argentina, a situação de repressões a manifestações populares e a situação do desparecimento forçado de Santiago Maldonado e o pedido de aparecimento com vida do jovem militante social”.
Segundo o Parlamentar Diego Mansilla, a reunião conseguiu “um apoio muito importante por parte de todos os legisladores latino-americanos para exigir o aparecimento com vida de Santiago Maldonado”.
Santiago Maldonado desapareceu em 1° de agosto de 2017, após ser detido pela gendarmería argentina, durante um protesto que incluiu bloqueio de estradas realizada por uma comunidade mapuche.
As atividades da EuroLat continuam durante esta quarta-feira (20) e quinta-feira (21) na sede da Assembleia Legislativa de El Salvador.