Agência PARLASUL (18/09/2017). Os 150 membros da Assembleia parlamentar Euro-Latino-Americana (75 eurodeputados e 75 representantes dos Parlamentos da América Latina e do Caribe) estão convocados de 18 a 21 de setembro em San Salvador (El Salvador) para a décima Sessão Plenária da Assembleia.
Os Parlamentares discutirão e adotarão resoluções sobre o tráfico de armas ligeiras, os acordos TTIP e TPP, a volatilidade dos preços dos alimentos, o futuro do multi-lateralismo e o emprego informal e não declarado na UE e América Latina.
O novo grupo de trabalho sobre Segurança, Crime organizado e Terrorismo celebrará dois debates sobre o combate contra estes delitos e as possibilidades de cooperação bilateral neste âmbito.
Outros temas na agenda da reunião são a regulação dos grupos de pressão, a cooperação em aviação e seguridade aérea, pesca ilegal, a luta contra a desigualdade social, o desenvolvimento sustentável, a área comum de investigação UE-CELAC e o aceso a água como Direito Humano.
Nos encontros com representantes da sociedade civil, os membros da Assembleia avaliarão como aumentar a participação dos cidadãos na supervisão dos acordos comerciais e de associação. Também se celebrará uma reunião do Foro Euro-Latino-Americano da mulher.
Os trabalhos da Assembleia serão presididos pelo Parlamentar do MERCOSUL Roberto Requião (Brasil), atual co-presidente do componente latino-americano da EUROLat, junto com o Presidente do componente europeu Ramón Jáuregui (Espanha). Também está prevista a participação do Presidente do El Salvador, Salvador Sánchez Cerén (a confirmar), e dos ex-presidentes da Guatemala, Vinicio Cerezo, e República Dominicana (Leonel Fernández) (a confirmar).
Também está previsto um intercâmbio de pontos de vista com o Ministro de Assuntos Exteriores de El Salvador, Hugo Roger Martínez Bonilla, sobre relações internacionais e os preparativos da próxima cúpula UE-CELAC, prevista para o próximo mês.
Roda de imprensa:
Quarta-Feira, 20 de setembro, 13h30 (logo após a sessão inaugural) - Ramón Jáuregui e Roberto Requião, co-presidentes
Mais informação
A Assembleia Parlamentar Euro-Latinoamericana (EuroLat) é a instituição parlamentaria da Associação Estratégica Birregional, estabelecida em junho de 1999 no marco das Cúpulas UE-América Latina e Caribe. EuroLat foi criada em 2006. Sua sessão constitutiva se realizou em novembro desse ano em Bruxelas (Bélgica). Se reúne em sessão plenária uma vez por ano.
EuroLat é uma Assembleia Parlamentaria multilateral, composta por 150 membros, 75 do Parlamento Europeu e 75 do componente latino-americano, incluídos PARLATINO (Parlamento Latino-Americano), PARLANDINO (Parlamento Andino), PARLACEN (Parlamento Centro-Americano) e PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL).
Dada a existência de Comissões Parlamentares mistas UE/México e UE/Chile, os Congressos mexicano e chileno também estão representados na EuroLat.