Taiana propõe Declaração de beneplácito pela resolução da ONU sobre as Malvinas Argentinas

Agência PARLASUL (15/09/2017). O Parlamentar Jorge Taiana da República Argentina ingressou uma Proposta de Declaração na qual se expressa o beneplácito do PARLASUR sobre a resolução da ONU que apoia a Argentina em seu pedido de diálogo pelas Malvinas.

O Comitê de Descolonização da ONU aprovou em junho deste ano a Resolução A/AC.109/2017/L.26 na qual apoia o Reclamo Argentino de diálogo com o Reino Unido pela disputa de soberania sobre as Ilhas Malvinas, Georgias do Sul e Sandwiches do Sul e os espaços marítimos circundantes.

Em seu Projeto de Declaração, o Parlamentar Taiana indica as múltiplas instâncias nas quais o MERCOSUL e os Estados Associados têm apoiado incondicionalmente o reclamo da República Argentina a favor de recuperar o exercício pleno de soberania sobre as Ilhas Malvinas, Georgias do Sul, Sandwiches do Sur e os espaços marinos circundantes.

Taiana também menciona que o PARLASUL emitiu Declarações que apoiam o reclamo Argentino pela soberania deste conjunto de territórios extra-continentais assim como sua oposição à presença militar e realização de exercícios militares por parte do Reino Unido.

Através da Proposta de Declaração o MERCOSUL reafirma seu mais firme apoio aos legítimos e imprescritíveis direitos da República Argentina na disputa de soberania sobre as Ilhas Malvinas, Georgias do Sul, Sandwiches do Sul e os espaços marítimos circundantes.

Também se busca que os Estados Partes do MERCOSUL continuem respaldando as ações tendentes a evitar que o Reino Unido introduza modificações unilaterais na situação dos territórios em disputa; em conformidade com a Resolução 31/49 da Assembleia Geral da ONU.

Finalmente, o Projeto insta aos membros do MERCOSUL a continuar cooperando para acabar com a ocupação militar do Reino Unido em parte do território nacional da República Argentina.

Leia o Projeto