Montevidéu será sede do 4º encontro do Parlamento Juvenil MERCOSUL

Agência PARLASUL (31/08/2017). Esta quinta-feira, dia 31 de agosto, se realizou no Edifício MERCOSUL em Montevidéu, o Parlamento Juvenil MERCOSUL (PJM) com estudantes de todo o Uruguai, onde intercambiaram e discutiram sobre temas como Gênero, Direitos Humanos, Trabalho, Participação Cidadã, Integração Latino-Americana e Inclusão Educativa.

Pela manhã, autoridades nacionais do Ministério de Educação e Cultura (MEC), da Administração Nacional de Educação Pública (ANEP), do Conselho de Educação Secundaria (CES), do Conselho de Educação Técnico Profissional (CETP) e do Parlamento do MERCOSUL deram as Boas-vindas aos jovens e explicaram como se organiza esta atividade.

Um total de 18 jovens Parlamentares provenientes dos diferentes departamentos uruguaios compartilharam suas experiências e vivências em temáticas diversas como Direitos dos estudantes e os professores, gênero, o aceso a ferramentas tecnológicas, o aceso de jovens com discapacidades às escolas, entre outros. As 6 mesas de trabalho foram coordenadas por educadores que cumpriram como tutor de cada um dos grupos de trabalho.

Pela tarde o Parlamentar uruguaio Daniel Caggiani, Vice-Presidente do Parlamento do MERCOSUL conversou com os jovens e respondeu às suas interrogantes sobre o significado e a situação atual do MERCOSUL desde uma perspectiva legislativa. Também intercambiaram opiniões e ideias sobre temas de atualidade como o voto no exterior e a revalida de títulos universitários.

Após disto os estudantes Parlamentares entregaram uma Declaração Nacional, resultado de tudo aquilo conversado no dia, que é parte de sua preparação para a 4ª reunião internacional do PJM que se realizará entre o dia 6 e o dia 8 de outubro deste ano na capital uruguaia. Deste modo, jovens da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai intercambiarão, dialogarão e discutirão sobre temas que estão vinculados com suas vidas e compartirão visões e ideias acerca da sociedade que querem.

Estiveram presentes, Martina Lejtreger, Diretora de Cooperação da ANEP, Nicolás Pons, Diretor de Cooperação Internacional do MEC, Daniela Pereira, Coordenadora da Oficina de Cooperação Internacional do Conselho de Educação Secundaria (CES), Verónica Massa, Coordenadora do Parlamento Juvenil do Conselho de Educação Técnico Profissional (CETP) e Diretora de Direitos Humanos da ANEP e Rafael Reis, Secretario de Comunicação Social e Relações Institucionais do PARLASUL.

Que é o PJM?

O Parlamento Juvenil MERCOSUL (PJM) é uma proposta que surge no marco do “Setor Educativo do MERCOSUL” em resposta à necessidade de fortalecer a participação dos jovens no processo de promoção da cidadania regional.

Nas suas diferentes instâncias, o PJM significa uma experiência formativa para os jovens estudantes. Os participantes, ademais de ampliar seus conhecimentos, vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam em debates construtivos que lhes permitem fortalecer sua capacidade para expressar suas ideias e desenvolver suas habilidades de reflexão crítica. Neste sentido, o PJM busca empoderar aos jovens, habilitando-lhes como participantes ativos nos grupos e nas comunidades das que formam parte, vislumbrando a necessidade de se comprometer ativamente na esfera pública, exercendo seus direitos e reclamando sua participação na toma de decisões coletivas.

Fonte: Com informações do PJM