Comisión de Educación aprueba Proyecto de Declaración en apoyo a la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA)

Agência PARLASUL (28/08/2017) – Frente à iniciativa apresentada por um Deputado Federal da República do Brasil, que pretende transformar a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), na Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFORP), as Parlamentares Fátima Bezerra do Brasil e Cecilia Britto da Argentina tem se preocupado pelo assunto e apresentaram projetos em apoio da UNILA.
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana é uma Universidade Nacional Pública ligada à rede de universidades federais brasileiras, mas com vocação para a integração entre os países da América Latina e em especial, entre as instituições de ensino superior e centros de investigação. Esta tem um espectro de alcance continental, desde o México até a Argentina, com os quais tem assinado acordos de cooperação e intercâmbio acadêmicos.
Para Fátima Bezerra a UNILA é muito importante como ferramenta de integração, "para que nós possamos avançar mais na integração latino-americana através de um viés estratégico, estruturante, que é o caminho do conhecimento cultural, que é o caminho da educação". A Parlamentar afirmou que a UNILA conta com "mais de três mil quinhentos estudantes, metade oriundos do Brasil e a outra metade oriundos de países do MERCOSUL".
Por sua parte o Parlamentar Celso Russomano, também do Brasil também falou a respeito do ataque que enfrenta a UNILA no Congresso brasileiro expressando "quando você une jovens, integrantes dos países do MERCOSUL e de outros países da América Latina, fazes que convivam e se formem juntos; e depois você espalha pelos países da América Latina, e faz com que eles façam a integração (…) eles vão mostrando a importância da integração".
A Parlamentar Fátima Bezerra apresentou o Projeto de Declaração que fora aprovado por unanimidade na Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, o qual será tratado na próxima Sessão Plenária do PARLASUL. Ela também informou que foi aprovada uma Proposição de sua autoria, para realizar "Um Seminário, cuja temática será a situação da educação pública no contexto dos países integrantes do MERCOSUL"; para este Seminário a Comissão sugeriu que se realize na UNILA.

https://www.youtube.com/watch?v=qM1d_nZ7UPc&feature=youtu.be