PARLASUL e Chancelaria argentina se reuniram por TLC entre UE e MERCOSUL

Agência PARLASUL (25/08/17). A delegação Argentina do Parlamento do MERCOSUL participou de uma reunião conjunta com autoridades governamentais no Ministério das Relaciones Exteriores e Culto desse país para conversar sobre as negociações do Tratado de Livre Comércio (TLC) entre a União Europeia e o MERCOSUL. O encontro ocorreu na sede do Palácio San Martin e foi presidido pelo Sr. Embaixador Secretário de Relações Exteriores Daniel Raimondi e pelo Subsecretário de Relações Institucionais Tomas Kroyen.

O Parlamentar Alejandro Karlen assinalou que o perfil de exportações do MERCOSUL coincide em mais de 50% com a demanda de importações da UE e, simetricamente, a oferta exportadora europeia coincide em 75% com a demanda sul-americana. “Argentina, igualmente aos seus sócios do MERCOSUL, tem grandes possibilidades de incrementar suas exportações agrícolas (alimentos) e serviços baseados no conhecimento. São duas categorias sensíveis para o mercado europeu, nos quais o país é altamente competitivo”, disse Karlen.

Com respeito às restrições ao comércio, o Parlamentar Karlen manifestou preocupação pelo protecionismo dos países centrais, no entanto, acredita que a resposta está em “alcançar acordos”. “Nunca houve um momento mais oportuno para concluir estas negociações, não obstante um eventual acordo da região com outras regiões deve ser feita sob a ideia de complementação econômica”, asseverou o parlamentar.

Por sua parte, a Parlamentar Ana María Corradi considerou que a reunião com os funcionários da Chancelaria argentina pode constituir-se no início das relações institucionais que deve existir entre esse organismo e o PARLASUL. “Nós, parlamentares argentinos, necessitamos ser considerados e participarmos em cada atividade que se relacione com o MERCOSUL. Houve nesta reunião um compromisso assumido pelos funcionários diplomáticos de constituírem-se permanentemente no nexo entre os parlamentares e a Chancelaria”, afirmou Corradi.

Finalmente, o Vice-presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Hernán Hipólito Cornejos, expressou que foi uma reunião cordial onde se trataram diversos temas - a relação institucional entre PARLASUL e Chancelaria -, como por exemplo, passaporte oficial, espaço físico para trabalhar em Buenos Aires e o mais importante, “ter uma relação fluida que permita gerar informação e apoio da Chancelaria aos Parlamentares”, disse Cornejo.

Com informações do Diario AsíCorrientes.com

Foto: Gabinetes Parlamentares Ana Corradi/Alejandro Karlen