Agência PARLASUL (18/08/2017). Nos dias 21, 22 e 23 de agosto, na Sala dos Presidentes do Edifício MERCOSUL se realizará o Primeiro Foro Regional sobre diretrizes para garantir o direito à água, com a finalidade de discutir e propor estudos, perspectivas e acordos regionais sobre este bem.
O evento busca o apoio dos Estados Partes do MERCOSUL nos setores hídricos referidos à sua administração, saneamento e cuidado. A abertura do evento será realizada pelo Parlamentar brasileiro Arlindo Chinaglia, Presidente do PARLASUL e da Parlamentar argentina Julia Perié.
A Parlamentar Perié informou que desde 2010 a Organização das Nações Unidas declarou o acesso a água e ao saneamento como um direito humano fundamental, e “é nessa direção que devemos dirigir nossos esforços como Parlamentares, para realizar um equilibrado trabalho e debate para o cuidado do meio ambiente e da qualidade de vida da população e, portanto, do acesso à água”, explicou a Parlamentar.
Da atividade, participarão Parlamentares do MERCOSUL, profissionais, inovadores empresariais e empreendedores de diversos setores de todos os países do bloco. Também estarão presentes artistas a fim de intercambiar ideias, fomentar novas iniciativas e propor soluções aos problemas mais importantes da água na atualidade.
O acesso seguro à água e ao saneamento como direito legal é um tema importante dentro do Parlamento do MERCOSUL. Este Foro busca iniciar as discussões sobre o compromisso de alcançar níveis básicos e ideais de acesso e sobre como diminuir as desigualdades nas comunidades e grupos, assim como, a necessidade de revisar o regime de proteção de investimentos a fim de prevenir o choque de interesses opostos.
Em arquivos anexos, o programa e a agenda da atividade.