Comunicado de Imprensa - 13/08/2017
O Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Arlindo Chinaglia e os Vice-presidentes Jorge Taiana e Daniel Caggiani, manifestam o seu repúdio a qualquer opção que infrinja a autodeterminação e a soberania do povo venezuelano.
Defendemos o direito inalienável do povo venezuelano decidir o seu próprio destino. É inaceitável qualquer ameaça à soberania da Venezuela ou de qualquer outro país irmão latino-americano. Repudiamos qualquer tentativa de intervenção externa em assuntos internos da Venezuela , especialmente, através do uso da força.
O respeito à soberania, o princípio a autodeterminação e a não intervenção dos países do bloco são elementos fundamentais que o Parlamento do MERCOSUL entende imprescindível reafirmar com determinação e em defesa dos povos do MERCOSUL.
Cabe somente ao povo da Venezuela, por meio do diálogo e de forma pacífica, no marco de sua Constituição, encontrar a resolução de seus problemas.
O Presidente do Parlamento do MERCOSUL e os seus Vice-presidentes pela Argentina e Uruguai se colocam ao lado de todas as instituições e atores que buscam colaborar com esse esforço do povo venezuelano.
Montevidéu, 13 de agosto de 2017.