Presidente do PARLASUL participa do CMC e chama a continuar os avanços do MERCOSUL

Agencia PARLASUL (20/07/2017) O Presidente do PARLASUL, Arlindo Chinaglia, participa da 50ª reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), com uma vasta agenda de trabalho.
Prévio à reunião do CMC, o Presidente Chinaglia (Brasil) esteve presente em várias reuniões com destaque ao encontro mantido com o Diretor do Instituto Social do MERCOSUL, Sr. Gabriel Toselli; com o Secretário Executivo do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL, Embaixador José A. Lindgren Alves e com o Coordenador Nacional do Grupo Mercado Comum (GMC) pela Argentina, Embaixador Horacio Reyser.
Posteriormente, no marco da reunião do Conselho do Mercado Comum, o Presidente Arlindo Chinaglia, fez um discurso a respeito dos logros e desafios que o MERCOSUL tem tido ao longo do tempo.
Chinaglia menciona que “ (…) a partir de 2008, a crise econômica internacional afetou gravemente a nossa região, e os seus efeitos ainda persistem (...). ”, e continuou afirmando que “é fato que a crise econômica nos afeta em menor ou maior escala, de maneira continuada num processo de concentração da renda, desemprego, inflação e de perda de direitos sociais.
O Presidente Chinaglia fez ênfase na defesa da Democracia, temática debatida durante todas as Sessões Plenárias do PARLASUL deste ano, especialmente, devido a grave situação política, econômica e social na Venezuela. Neste ponto, o Chanceler argentino Jorge Faurie coincidiu com Chinaglia.
Aproveitando a oportunidade, o Parlamentar fez um chamado aos Presidentes e Chanceleres dos Estados Partes a continuar avançando neste processo fundamental para o crescimento econômico sustentável dos Estados e dos Cidadãos que compõem o bloco regional.
O Presidente do PARLASUL convidou a todos os governos dos países membros do bloco a trabalhar de forma conjunta, buscando uma visão estratégica, a fim de “eliminar todas as travas unilaterais, como as exceções a tarifa externa comum, taxas, enfim todas as barreiras que dificultam o comércio e a integração”, afirmou Chinaglia.
Para Chinaglia, o MERCOSUL tem servido para o desenvolvimento econômico de todos os Estados Partes e entende que “este esforço requer uma abordagem solidária e não competitiva. ”.
Amanhã (21), o Parlamentar Arlindo Chinaglia participará da Cúpula de Presidentes do MERCOSUL, na cidade de Mendoza, Argentina.